Praça de Campo Grande vai ganhar banheiros, copa e mais acessibilidade

Durante as obras, os artesãos que expõem na Praça dos Imigrantes serão realocados para o anexo da Morada dos Baís

Após 23 anos desde a última reforma geral, a Praça dos Imigrantes, será totalmente revitalizada para receber o público e os mais de 50 expositores do local. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até 90 dias. Durante este período, os artesãos que expõem na Praça dos Imigrantes serão realocados provisoriamente ao anexo da Morada dos Baís.

WhatsApp Image 2023 08 01 at 16.55.48 2
Máquina retirando o calçamento antigo da praça. (Foto: Divulgação)

De cara nova

A obra inclui reforma dos estandes, novo calçamento do piso, substituição da rede elétrica, reforma dos banheiros e construção de mais dois. Também será construída uma copa para atender os artistas que ali expõem e feitas adequações para acessibilidade nas rampas de acesso para pessoas com deficiência.

Desenvolvido pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) o projeto da reforma foi lançado, nesta terça-feira (1º), abrindo o calendário de comemoração dos 124 anos de Campo Grande.

Localizada no quadrilátero das ruas Rui Barbosa, Barão de Melgaço, Joaquim Murtinho e Rua dos Imigrantes, no centro da cidade, a praça é um marco histórico de Campo Grande.

Leia mais

  1. Praça de Campo Grande será tomada pela cultura e os sabores da Bolívia

  2. Circuito de vôlei de praia será realizado em praça de Campo Grande

Além de ser um dos cartões postais da capital de Mato Grosso do Sul, a Praça dos Imigrantes também é fonte de renda para artesãs como Eugênia Laura, que há sete anos comercializa suas peças de patchwork no local.

“Para muitos, isso aqui é apenas uma praça onde se vende artesanato, mas para mim é parte da minha vida. É o local onde passo a maior parte do meu tempo, onde fiz amigos, onde tiro o meu sustento. Essa reforma veio em excelente momento, especialmente para atrair mais público, para que conheçam a grandeza deste espaço”, comenta Eugênia.

A última reforma no espaço aconteceu há 23 anos, quando a praça foi totalmente revitalizada e adaptada para funcionar como Feira dos Artesãos.

“A economia criativa move a economia de uma cidade. O potencial dos campo-grandenses é gigantesco e estamos projetando nossa cidade para o Brasil e para o mundo. Esta praça é um símbolo que recepcionou os imigrantes que chegaram à nossa terra, e que mostram seu talento, sua arte e seu trabalho. A reforma potencializa não apenas economicamente os nossos artesãos, mas oportunizando que mostrem sua arte e seu talento a todos que moram aqui e visitam a nossa capital”, frisa a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).

Para Uderson Pereira, artesão que produz peças de metal e alumínio, a reforma da praça é um presente para a cidade.

“Em vista de outros artesãos, sou novo no ramo e vi aqui uma oportunidade de mostrar e comercializar o meu trabalho. Estou muito feliz, pois assim como a arte sempre se renova, os locais onde ela está presente também precisam ser renovados. Tenho certeza de que será entregue um projeto lindo”, comenta.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.