R$ 198,4 milhões da venda do VLT já bancam 1º trecho do BRT, diz governo
Primeira parcela de R$ 198 milhões foi paga em 2024; obras do BRT avançam mas ainda não têm prazo para conclusão
O governo de Mato Grosso já recebeu a primeira das quatro parcelas anuais pela venda dos trens do VLT à Bahia e o dinheiro está sendo usado na execução da obra do Bus Rapid Transit (BRT), de acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra). O valor pago em dezembro de 2024 foi de R$ 198,4 milhões, equivalente a 25% do total de R$ 793,7 milhões. As demais parcelas serão pagas até 2027. O governo baiano afirma que economizou 37,5% em cada VLT.
Segundo o governo do Estado, o montante cobre todo o prejuízo causado por um dos maiores escândalos de corrupção envolvendo obras públicas no estado. A promessa é de que os recursos sejam totalmente revertidos para a implantação do BRT na Grande Cuiabá.

Os vagões serão usados no VLT de Salvador, que deve começar a ser testado em 2026.
A informação foi confirmada pelo governo da Bahia em julho deste ano, durante anúncio da ampliação das obras do VLT de Salvador e lançamento de novos editais para infraestrutura e sinalização. Ao todo, o projeto da Bahia terá 36 km de extensão e está orçado em R$ 5 bilhões.
Obras seguem lentas e com poucos trechos licitados
Apesar dos recursos em caixa, o BRT ainda avança de forma lenta em Mato Grosso. As obras foram retomadas em março deste ano, com novo acordo entre o governo e o Consórcio BRT, que assumiu a entrega dos trechos já iniciados em até 150 dias, sob pena de multa de R$ 54 milhões.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados nas Avenidas da FEB, em Várzea Grande, e do CPA, em Cuiabá.
Até agora foi realizado um processo licitatório para o trecho da Avenida CPA/Prainha com prazo contratual de conclusão em dezembro de 2025.
O consórcio Guaxe, Encomind e Lotufo venceu a disputa com uma proposta de R$ 155,1 milhões e será responsável pela execução da infraestrutura e urbanização no trecho.
Os demais lotes, como os terminais do CPA, Coxipó, Porto e o trecho entre o Coxipó e o Centro da capital, ainda não foram licitados. Segundo a Sinfra, não há prazo definido para a entrega total do sistema.

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