Chileno procurado pela Interpol é preso em hotel de Cuiabá

Ele é acusado de praticar crimes como lesão corporal grave contra um idoso, lesão leve e ameaça contra um agente policial em seu país de origem.

O chileno Martin de los Santos Lehman, de 42 anos, procurado internacionalmente, foi preso na noite de terça-feira (2), em um hotel localizado em Cuiabá. A ação foi conduzida pela Polícia Federal, que cumpriu um mandado de prisão para fins de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a um pedido do governo do Chile.

Design sem nome 99
A prisão do chileno já repercute nos principais noticiários do país. (Foto: reprodução)

O estrangeiro era alvo de uma difusão vermelha da Interpol, publicada a partir de solicitação da Justiça chilena. Segundo a imprensa chilena, ele é acusado de praticar crimes como lesão corporal grave contra um idoso de 70 anos, lesão leve e ameaça contra um agente policial em seu país de origem.

Após entrar no Brasil, o chileno percorreu diferentes estados, incluindo Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso, até ser localizado pela Polícia Federal na capital mato-grossense.

Design sem nome 100
Ele mudou de visual para fugir das autoridades chilenas. (Foto: reprodução)

A prisão foi resultado de uma operação coordenada com intensa troca de informações entre a PF brasileira e a Polícia de Investigações do Chile (PDI), com apoio do Setor de Capturas Internacionais, do Centro de Cooperação Policial Internacional e dos Núcleos de Cooperação Internacional nos estados por onde o foragido passou.

O homem ficará custodiado no Brasil até a conclusão do processo de extradição, sob responsabilidade do STF.

Leia mais

  1. Operação prende 21 suspeitos e mira facção em expansão em Sorriso

  2. Suspeitos de agredir criança, mãe e padrasto são presos em Cuiabá

  3. Justiça proíbe entrada de novas presas em cadeia de Nova Xavantina

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.