Ex-PM é condenado pela 2ª vez por homicídio e passará por novo júri nesta semana em MT

Edvan de Souza Santos já havia sido condenado pela morte de Terezinha Silva de Souza, de 53 anos, e responde a pelo menos outros seis processos por homicídio.

O ex-policial militar Edvan de Souza Santos, foi condenado a 22 anos e nove meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato de Vanderson de Almeida Castro, em dezembro de 2020, em Pontes e Lacerda. O julgamento foi realizado na última quinta-feira (18) e teve a decisão divulgada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), nesta segunda-feira (22).

Edvan não tem direito de recorrer da sentença em liberdade. Conforme a denúncia do MPMT, Vanderson havia acabado de descer do carro para ir a uma oficina mecânica, na BR-174, quando foi atingido por três tiros na cabeça.

Ex policial Edvan de Souza Santos e condenado por homicidio pela 2a vez
Ex-policial Edvan de Souza Santos é condenado por homicídio pela 2ª vez. | Foto: Reprodução

A juíza Djéssica Giseli Küntzer, acolheu o argumento de que o ex-policial, com consciência e vontade, utilizou de recurso que dificultou a defesa da vítima. Edvan estava em uma moto e fugiu do local.

Imagens de câmeras de segurança foram analisadas e, segundo a juíza, mostraram que Edvan seguiu Vanderson quando ele saiu de casa até o local em que o crime ocorreu, em via pública movimentada e durante o dia. Na decisão, não há informações sobre a motivação.

Grupo de extermínio e outros assassinatos

Ex-integrante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Edvan está preso desde 2022, quando foi alvo da Operação Letífero. As investigações apontaram que ele fazia parte de um grupo de extermínio que atuava em Mato Grosso.

Em março deste ano, Edvan foi condenado a 25 anos e seis meses de prisão por envolvimento no assassinato da diretora do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) Terezinha Silva de Souza, de 53 anos, no dia 15 de janeiro de 2021.

Segundo o MPMT, ele responde a pelo menos outros seis processos por homicídio e será julgado novamente, na próxima quinta-feira (25).

Diretora do Sanear (Foto: reprodução)
Terezinha Silva de Souza, de 53 anos, foi assassinada no dia 15 de janeiro de 2021. | Foto: Reprodução

Leia mais

  1. Quase 9 anos depois: PM expulsa policial condenado por matar estudante em Cuiabá

  2. Mulher se entrega um dia após PM confessar assassinato de personal em MT

  3. PM investigado por morte de personal também é suspeito de atacar empresa a tiros

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.