Nômade: livro conta mudanças e transformações da propaganda na vida de publicitário

Livro foi escrito pelo publicitário Carlos Eduardo Leandro, paulistano que escolheu morar em Campo Grande há quase 30 anos

“Nômade”. É este o título do livro que conta as mudanças, adaptações e transformações vividas pela propaganda e pelo publicitário Carlos Eduardo Leandro ao longo dos últimos 27 anos. Paulistano, Carlos Eduardo chegou a Campo Grande em 1995, para trabalhar numa agência de propaganda da Capital.

Nômade: livro conta histórias de publicitário e da propaganda dos anos 90 em Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)
Nômade: livro conta histórias de publicitário e da propaganda dos anos 90 em Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Acredito que o publicitário é um pouco nômade, porque abraça para si todas as profissões do mercado para poder tornar o produto do seu cliente o mais visível, o mais forte. Então, tem vários caminhos, várias casas que a gente tem que habitar para poder fazer a comunicação, e isso torna a gente nômade”, explica o autor.

Além de se ver como nômade neste sentido, o publicitário também descreve experiências de clientes em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Campo Grande.

Leia mais

  1. Com saudade dos palcos, Almir Sater prepara novo álbum

  2. Som da Concha: seleção de bandas e músicos vai até 25 de março

Nômade

Juntar em capítulos todas essas vivências foi o propósito que Carlos Eduardo escolheu seguir durante a pandemia, principalmente trabalhando em home office.

“A pandemia diminuiu muito a demanda de trabalho, e pensei por quê não escrever agora? Já que é um período que você está com a cabeça vendo morte e pessoas sofrendo. Então, quis fazer um livro que tenha temática de superação, de vontade. Peguei a minha experiência e procurei colocar no livro dicas para servir aos jovens profissionais”, descreve o autor.

Carlos Eduardo Leandro é paulistano e viveu a rotina das agências de propaganda de Campo Grande nos anos 90. (Foto: Arquivo Pessoal)
Carlos Eduardo Leandro é paulistano e viveu a rotina das agências de propaganda de Campo Grande nos anos 90. (Foto: Arquivo Pessoal)

Os capítulos reúnem também histórias engraçadas dos bastidores de agência e como funcionava pensar a propaganda antes da tecnologia. “A gente usava pranchetas, guache, e agora é tudo computador. Essa temática da propaganda dos anos 80 eu procurei retratar também”, diz. Isso porque antes de Campo Grande, Carlos Eduardo Leandro já tinha trabalhado em agências de São Paulo.

O lançamento do livro acontece na Biblioteca do Horto Florestal, logo mais, às 19h. “Nômade” também está sendo vendido na Amazon e também no site da agência.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.


Leia também em Literatura!

  1. Além do Toque. (Foto: Divulgação)

    Tá Lendo o Quê? "Além do Toque" fala sobre escolha, cuidado e autonomia

    O "Tá Lendo o Quê?" da Morena FM abre espaço, nesta sexta-feira (7), para uma nova...

  2. Emicida e a doçura de “Amoras”: o último capítulo da série Tá Lendo o Quê?

    Emicida traduz em palavras simples uma mensagem poderosa: as pretinhas também são...

  3. Livros com plot twists

    Dia Mundial do Livro: 8 obras com os maiores plot twists da literatura

    Em homenagem ao Dia Nacional do Livro, confira oito clássicos da literatura...

  4. Livros clássicos

    7 dicas para começar a ler clássicos da literatura sem medo

    Os livros clássicos não são monstros, são histórias universais sobre amor, vingança,...