"O Menino Maluquinho": clássico brasileiro que consquistou gerações
Personagem que nasceu da imaginação do cartunista e escritor Ziraldo em 1980 e rapidamente virou um dos maiores clássicos da literatura infantil
Em comemoração ao Dia das Crianças, o episódio do “Tá Lendo o Quê?” desta sexta-feira (3) mergulhou em um clássico brasileiro que conquistou gerações: “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo.

Ele não era um menino qualquer, era um menino maluquinho, alegre, travesso, esperto, cheio de ideias mirabolantes e com coração enorme. Um personagem que nasceu da imaginação do cartunista e escritor Ziraldo em 1980 e rapidamente virou um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira.
“Vida de moleque é vida boa. Vida de menino é maluquinha. É pente altas, roupa bandeira. Tudo que é bom é brincadeira”.
O maluquinho tinha sempre na cabeça sua famosa panela, que virou o símbolo de liberdade e criatividade. Ele vivia em um mundo cheio de brincadeiras, amigos, descobertas e até algumas bagunças. Porque, convenhamos, quem nunca foi um pouco maluquinho na infância?
“Ele era um menino maluquinho. Tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés. Viveu muitas aventuras, inventou muitas brincadeiras e às vezes se metia em confusões que só ele mesmo sabia explicar. Mas, no fundo, tudo o que ele queria era correr, rir e aproveitar cada segundo da infância”, trecho da obra de Ziraldo.
Ziraldo, nome artístico de Ziraldo Alves Pinto, é um dos mais queridos autores e cartunistas do Brasil. Além do Menino Maluquinho, ele criou outras obras que marcaram a infância de gerações, sempre com humor, sensibilidade e criatividade, unindo literatura e ilustração de forma única.
A história do Menino Maluquinho ganhou adaptações para teatro, quadrinhos, filmes, séries de TV e até hoje é referência quando o assunto é infância no Brasil.
“Quando eu virei autor para criança, eu saí andando pelo Brasil, transformando a minha razão de viver em vender o livro como um gênero de primeira necessidade. O Brasil não é um país de história letrada. A gente tem que forçar a barra pro pessoal ler”, Ziraldo.
Mas o que faz essa obra ser tão especial? O livro fala da infância como um tempo mágico de aventuras, de descobertas, de amizade e também de aprendizado. Mostra que ser criança é errar, acertar, cair, levantar e sempre seguir brincando.
“A leitura acentuou muito a minha curiosidade pelo mundo. E o que você deve fazer com seu filho é estimular a curiosidade dele. Quando ele começar a perguntar muito ‘por quê, por quê, por quê’, responder tudo. Não manda seu aluno interpretar texto porque um livro pode ser interpretado de mil e outras maneiras. Como é que você vai dar nota pro menino? Você vai cercear a imaginação dele, a dúvida dele, né? A ânsia dele, tudo que é que deve ser cultivado e cuidado no ser humano, né?”, Ziraldo.
Ziraldo nos lembra que crescer não é perder a alegria, mas guardar dentro de si esse espírito maluquinho que nos faz sonhar.
“O Menino Maluquinho”, está aí um livro que atravessa o tempo e continua encantando pais, filhos e professores. E você, tá lendo o quê com o seu filho? Conta pra gente.
🎧 Ouça o episódio completo, apresentado por Alexia Schumacher, na Morena FM 107.1:
Mais lidas - 1 Confira a ordem dos livros de Sherlock Holmes, o detetive n°1 da literatura
- 2 Emicida e a doçura de “Amoras”: o último capítulo da série Tá Lendo o Quê?
- 3 37ª Noite da Poesia reúne escritores e amantes da literatura em Campo Grande
- 4 5 livros de vencedores do Prêmio Nobel de Literatura para você conhecer
- 5 Conheça as obras do escritor brasileiro que vendeu 1 milhão de livros
- 1 Confira a ordem dos livros de Sherlock Holmes, o detetive n°1 da literatura
- 2 Emicida e a doçura de “Amoras”: o último capítulo da série Tá Lendo o Quê?
- 3 37ª Noite da Poesia reúne escritores e amantes da literatura em Campo Grande
- 4 5 livros de vencedores do Prêmio Nobel de Literatura para você conhecer
- 5 Conheça as obras do escritor brasileiro que vendeu 1 milhão de livros





