10 balsas são apreendidas em garimpo ilegal de ouro em MT
A fiscalização aconteceu após monitoramento via satélite e informações da Agência Local de Inteligência, que apontaram a instalação irregular das estruturas no leito do Rio Teles Pires
Pelo menos 10 balsas flutuantes usadas para extração clandestina de ouro foram desativadas durante uma grande operação da Polícia Militar Ambiental, na região do Rio Teles Pires, em Paranaíta (MT). A operação, batizada de “Amazônia – Alta Floresta/Paranaíta”, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), também identificou uma verdadeira “mina” de equipamentos pesados usados na atividade ilegal.
A ação foi realizada nesta semana, entre os dias 19 e 22 de setembro.

Entre os materiais inutilizados estão um motor a diesel de grande porte, betoneira, calhas de lavagem, fornos de fundição, 14 cilindros de oxigênio, 14 maçaricos, 10 geradores de energia, compressores de ar, máquinas de solda, bombas de sucção e dezenas de carpetes para garimpo.
Ao todo, foram mais de 20 mil litros de diesel identificados, que não puderam ser destruídos por estarem próximos ao leito do rio.
A fiscalização aconteceu após monitoramento via satélite e informações da Agência Local de Inteligência, que apontaram a instalação irregular das estruturas no leito do rio. As balsas operavam sem licenciamento ambiental ou mineral e violavam a Lei de Crimes Ambientais.
Os objetos que não puderam ser retirados foram destruídos no próprio local, conforme previsto no artigo 25, parágrafo 4º da Lei 9.605/98. Parte das motobombas apreendidas foi doada a unidades operacionais da Polícia Militar.
Além da destruição dos equipamentos, uma espingarda calibre 20 com 11 cartuchos foi apreendida e será encaminhada à Delegacia de Alta Floresta.
Na mesma semana, outra frente da Operação Amazônia, em Novo Mundo (MT) flagrou nova área de desmatamento com sinais de extração mineral. Um barraco usado como base do garimpo foi encontrado, além de maquinários escondidos, motor estacionário e gerador de energia.
As imagens registradas pelas equipes mostram balsas, dragas e estruturas improvisadas às margens do Teles Pires, reforçando a escala da atividade ilegal. O trabalho das forças de segurança visa coibir a extração clandestina e proteger os rios e florestas da Amazônia mato-grossense.
💥 GUERRA CONTRA O GARIMPO NO TELES PIRES
Balsas desativadas, armas apreendidas e toneladas de equipamentos destruídos em megaoperação no norte de MT
- 10 balsas ilegais desativadas no Rio Teles Pires
- Mais de 20 mil litros de diesel identificados
- Equipamentos pesados destruídos no local
- Espingarda e munições apreendidas
- Ação conjunta da PM Ambiental e Bope
📍 Paranaíta (MT) | Set 2025
Leia mais
Mais lidas - 1 Filhote de onça aprende a nadar agarrada ao rabo da mãe Ibaca
- 2 Dia do Pantanal: crise hídrica e incêndios limitam comemorações ao bioma
- 3 MS reforça neutralidade de carbono na COP30 e busca recursos para o Pantanal
- 4 Manifestantes tentam invadir área da ONU na COP30 e confronto deixa segurança ferido
- 5 Filme feito por aluno de escola rural de Aripuanã será exibido na COP 30 em Belém
- 1 Filhote de onça aprende a nadar agarrada ao rabo da mãe Ibaca
- 2 Dia do Pantanal: crise hídrica e incêndios limitam comemorações ao bioma
- 3 MS reforça neutralidade de carbono na COP30 e busca recursos para o Pantanal
- 4 Manifestantes tentam invadir área da ONU na COP30 e confronto deixa segurança ferido
- 5 Filme feito por aluno de escola rural de Aripuanã será exibido na COP 30 em Belém




