Com boas práticas para reduzir o lixo no mundo, encontro premia entidades em Cuiabá

A população cuiabana poderá ver mais de 20 casos de ações de empresas e entidades que fizeram a diferença nas questões ambientais ligadas à reutilização do lixo pelo Brasil. Dentre elas, duas são de Mato Grosso,

Possibilitando o encontro de mais de 20 entidades premiadas por boas práticas no lixo zero, o Prêmio Lixo Zero Brasil 2022 será realizado na próxima quinta-feira (15), em Cuiabá. O evento é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, ONG sem fins lucrativos que atua desde 2018 com o objetivo de provocar mudanças no comportamento humano, incentivando a redução, reuso, inovação e reciclagem do lixo que as cidades produzem.

lixo zero agencia brasil1
No encontro, serão apresentados 20 casos de ações que fizeram a diferença nas questões ambientais ligadas à reutilização do lixo. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil).

Prêmio Lixo Zero Brasil

Nesta edição do Prêmio, a população cuiabana poderá ver mais de 20 casos de ações de empresas e entidades que fizeram a diferença nas questões ambientais ligadas à reutilização do lixo.

Dentre elas, duas são de Mato Grosso, sendo uma de Cuiabá e outra de Sorriso, a 420 km da Capital.

Além disso, políticas públicas e ações comunitárias também serão apresentadas pelo Instituto e pelas entidades premiadas, para que sirvam de exemplo e possam ser desenvolvidas em outras localidades.

O evento, realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade e Teoria Verde, ocorrerá no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a partir das 8h e seguindo até as 16h.

O Encontro reunirá empresas, consultores, instituições, especialistas, estudantes e interessados na área. A entrada será gratuita mas as inscrições são limitadas e podem ser realizadas neste link.

encontro lixo zero
O Encontro Nacional tem entrada gratuita e vagas limitadas. (Foto: Reprodução).

Leia mais

  1. Artesã faz árvore de Natal com quase mil garrafas de cerveja em Cuiabá

  2. Evento vai mostrar que lixo é dinheiro

  3. Mapa dos recicladores: UFMT lança painel com locais para destinação de resíduos

Premiados deste ano

Veja a lista completa das entidades que estarão presentes no Encontro e suas áreas de atuação:

Cidade destaque em Mato Grosso

Programa Eco Sorriso: desenvolvido pela Prefeitura do município mato-grossense, com diversas iniciativas para melhorar a gestão de resíduos na cidade, como a coleta seletiva de recicláveis, implantação do projeto piloto do baldinho para orgânicos, educação ambiental nas escolas nas casas dos cidadãos, instalação de Eco Pontos e instalação de biodigestores nas escolas municipais.

Criação de redes

Rede de Reciclagem e Inovação de Mato Grosso, Cuiabá: responsável por reunir empresas do segmento da reciclagem, tratamento e gestão de resíduos, produção de embalagens reciclagem, serviços diversos, consultorias e educação ambiental.

Catadores e associações

CENTCOOP, Brasília: a Rede de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis atua na defesa de uma melhor qualidade de vida para trabalhadores da coleta de materiais recicláveis no Distrito Federal, principalmente em relação ao cooperativismo, economia solidária e igualdade no ambiente de trabalho.

Cidade lixo zero

Pátios de compostagem nos bairros, Florianópolis: cidade reconhecida pela inovação com pátios de compostagem remunerados e descentralizados, sendo quatro organizações que recebem ordens de serviço para processar em torno de 70 toneladas de resíduos orgânicos por mês, mediante pagamento da prefeitura.

Compostagem

Associação Brasileira de Compostagem, Sorocaba, em São Paulo: formada para conectar, valorizar e organizar o setor rumo ao desenvolvimento e ampliação da compostagem no Brasil, reunindo as principais instituições e empresas do segmento.

Educação

Escolas Lixo Zero, Rio de Janeiro: O Programa Laboratório de Estudos Aplicados na Educação do Estado do Rio de Janeiro tem o objeto de transformar a rede pública estadual de ensino uma referência na educação para a sustentabilidade seguindo práticas de lixo zero.

Logística reversa

Reciclus, São Paulo: entidade responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas feitas com mercúrio e disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para coleta segura, transporte e destinação correta nos recicladores próprios para isso.

Redução e reuso

Comida Invisível, de São Paulo: aplicativo que faz uso de tecnologia e geolocalização para conectar quem tem alimentos em condições de consumo com quem precisa deles. 

Iniciativa pública e comunicação

Secretaria de Comunicação de Manaus, Amazonas: a Secretaria atua em prol do movimento Lizo Zero e desenvolveu campanhas publicitárias educativas para a população.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente!

  1. União acelera ajuda a municípios paranaenses atingidos por tornado de 250 km/h. - Foto: Ari Dias/AEN

    Governo federal monta força-tarefa e libera FGTS após tornado de categoria F3 atingir o Paraná

    Tornado destrói 90% de Rio Bonito do Iguaçu; governo libera FGTS para...

  2. Filhote de onça aprende a nadar agarrada ao rabo da mãe Ibaca

    Vídeo do guia e fotógrafo Ailton Lara mostra filhote de onça aprendendo...

  3. Filme feito por aluno de escola rural de Aripuanã será exibido na COP 30 em Belém

    avi, de 13 anos, estudante de uma escola rural de Aripuanã (MT),...

  4. Indígenas de MT levam mel e mensagem de preservação à COP 30

    Uma caravana formada por indígenas de Mato Grosso e do Pará vai...

  5. RMC acompanha de perto os bastidores da COP30 em Belém

    Iniciando nesta sexta-feira (7), a COP30 em Belém, que reúne autoridades de...

  6. Empresário é notificado por cortar árvore no CPA em Cuiabá

    O proprietário de uma rede de farmácias foi identificado como o responsável...