Desmatamento: mais de 500 km de estradas ilegais foram abertas na Bacia do Xingu

Dados mostram avanço de crimes ambientais em Mato Grosso e Pará

Mais de 500 km de estradas ilegais foram abertas em 2021 nas áreas protegidas da Bacia do Xingu, conforme dados do SiradX, um sistema de monitoramento da Rede Xingu+. O número é o maior registrado desde 2018. As estradas foram abertas para dar escoamento ao roubo de madeiras e invasões.

O levantamento mostra que Mato Grosso e Pará são os estados líderes no crime ambiental, com aumento de 14% em relação a 2020. Nem mesmo as áreas protegidas ficaram ilesas. O sistema registrou aumento de 30% no desmatamento desse locais.

Desmatamento na Amazônia Foto: Reuters
Desmatamento Foto: Reuters

Marcelândia, a 639 km de Cuiabá, foi o município que registrou maior índice de desmate, com 592 hectares, dos quais 49% foram em áreas ilegais. Ainda que o governo do estado tenha a meta de zerar o desmatamento ilegal, Mato Grosso registrou 61% de desmatamento na bacia sem autorização.

União do Sul, Peixoto de Azevedo e Gaúcha do Norte tiveram 100% de ilegalidade nos desmatamentos detectados em novembro e dezembro de 2021.

Terras indígenas

Os dados mostram que o desmatamento em terra indígenas bateu recorde em 2021, sendo 28% maior que no ano anterior. A terra indígena Apyterewa foi a mais desmatada nos dois últimos meses de 2021, com 562 hectares e foram abertas 22 km de estradas ilegais, seguida pela Cachoeira Seca, com 561 hectares.

O território dos Parakanã foi o mais afetado, com 8.160 hectares de desmatamento. De acordo com o levantamento, “(…) essas estradas viabilizam a grilagem de terra, a exploração garimpeira e as invasões nas Terras Indígenas vizinhas (…) A falta de fiscalização e a impunidade motivam os infratores a continuar explorando os recursos naturais dos territórios, colocando em risco as comunidades indígenas”, diz trecho do documento.

Leia abaixo a íntegra do levantamento:

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente!

  1. INCENDIOS SECA PANTANAL FOTO JOSE MEDEIROS 2

    Dia do Pantanal: crise hídrica e incêndios limitam comemorações ao bioma

    Um levantamento divulgado pelo MapBiomas mostra que o Pantanal enfrenta o período...

  2. Protesto contra petróleo e guerra na Palestina causa tumulto na COP30. - Foto: Anderson Coelho/ Agência Brasil.

    Manifestantes tentam invadir área da ONU na COP30 e confronto deixa segurança ferido

    onfronto em área da ONU interrompe acesso à COP30 em Belém...

  3. Cientistas descobrem espécie de peixe “andino” nas águas do rio Juruena. - Foto: reprodução.

    Pesquisador identifica peixe inédito nas águas do Juruena e revela linhagem perdida dos Andes

    Peixe de cores vibrantes é descoberto no rio Juruena e encanta pesquisadores...

  4. Governador de MT confronta potências mundiais na COP 30: “Quem preserva é quem mais sofre restrições”. - Foto: Lucas Rodrigues/SecomMT

    Mendes cobra países ricos na COP 30: 'eles precisam pagar e não com migalhas'

    Na COP 30, Mauro Mendes cobra respeito ao Brasil e critica burocracia...