Exploração mineral: 18 empresas vão pesquisar terras raras em Mato Grosso

O Brasil possui a segunda maior reserva de elementos terras-raras do mundo, atrás apenas da China.

A Agência Nacional de Mineração autorizou 18 empresas, sendo 17 brasileiras e uma australiana, a pesquisar terras raras em Mato Grosso. No Estado, a área pesquisada possui 180 mil hectares.

Ainda em fase inicial, os pesquisadores realizam aerolevantamento e mapeamentos geológicos na área. Dados da agência apontam que foram recebidos mais de 2.400 pedidos de análises de várias regiões do país, desde 2023.

Design sem nome
Terras raras em MT serão pesquisadas com autorização da ANM. (Foto: reprodução)

O Brasil possui a segunda maior reserva de elementos terras-raras do mundo, atrás apenas da China. Esses elementos fazem parte de um grupo de minerais considerados críticos para o processo de transição energética, mas em Mato Grosso, a exploração e o beneficiamento deles ainda requerem maior investimento em pesquisa.

“Ao nível de geologia tectônica global, Mato Grosso é um local ideal para ocorrência de rochas alcalinas, as quais são as rochas que contêm os elementos terras-raras. Até hoje, elas foram descobertas parcialmente, com pouca descoberta”, pontuou o presidente da Sociedade Brasileira de Geólogos, Francisco Pinho.

Em 2018, o serviço geológico brasileiro, já havia identificado potencial em Mato Grosso, mas o Estado ainda não aparecia nos registros oficiais. Foi somente em 2025, que a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), encontrou potencial para terras raras no norte do estado, devido à presença de rochas alcalinas em três grandes regiões, sendo elas Itiquira, Serra do Canamã e Planalto da Serra.

Nessas regiões, os minerais possuem três características importantes, sendo elas o magnetismo, propriedades específicas e luminescência. Fatores que levam os pesquisadores a acreditarem que o Brasil possa dominar o mercado global.

“O avanço da tecnologia e a mudança do petróleo para energias limpas, tipo eólicas, baterias com mais potência e carros elétricos que consomem menos energia, houve um crescimento no mundo das terras raras”, explicou o gerente regional da Agência Nacional de Mineração, Jocy Gonçalo de Miranda.

No último dia 15 de setembro, o Ministério de Minas e Energia anunciou a criação de um novo conselho nacional da mineração para discutir terras raras. Em Mato Grosso, um grupo de trabalho da assembleia legislativa busca criar leis de incentivo à pesquisa pública.

“A gente tá construindo uma minuta que vai abarcar dentro da constituição estadual, a regulamentação dessas políticas mineiras, incluindo políticas de Pesquisa de Desenvolvimento, Fomento, Destinação de Taxas e impostos das áreas. A gente quer prever investimento tecnológico, projeto, pesquisa, desenvolvimento, fomento, destinação de recursos e afins”, contou Tais Costa, vice-presidente do Grupo de Trabalho (GT).

As terras raras não estão apenas na mineração, elas estão ligadas à alta tecnologia, seja ela nos celulares, TV, telas de equipamentos, tablet, entre outros.

Leia mais

  1. Exploração em MT resulta em acordo de R$ 1,2 milhão a trabalhadores

  2. Crédito verde movimenta bilhões e impulsiona proteção ambiental no Pantanal

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente!

  1. RMC acompanha de perto os bastidores da COP30 em Belém

    Iniciando nesta sexta-feira (7), a COP30 em Belém, que reúne autoridades de...

  2. Empresário é notificado por cortar árvore no CPA em Cuiabá

    O proprietário de uma rede de farmácias foi identificado como o responsável...

  3. Seca no Pantanal

    Pantanal e outros biomas atingem limite de temperatura do Acordo de Paris

    O Pantanal, o Cerrado e a Amazônia atingiram o limite de temperatura...

  4. Peixes durante a Piracema. (Foto: Divulgação/Imasul)

    Piracema começa nesta 4ª; veja a data final e o que é proibido

    O período da Piracema, fenômeno natural em que os peixes sobem os...

  5. Haddad diz esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas

    Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (3), em São Paulo, que o Brasil...