Governo prepara lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre na COP30

A proposta, liderada pelo Brasil, prevê que 20% dos recursos sejam destinados a povos indígenas e comunidades tradicionais, que historicamente atuam na conservação das florestas.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou nesta quinta-feira (9) o compromisso do Brasil com a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, uma iniciativa internacional que será oficialmente lançada durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).

Segundo ela, o fundo busca recompensar financeiramente os países que mantêm suas florestas tropicais preservadas, reconhecendo o papel essencial desses ecossistemas no equilíbrio climático do planeta.

Design sem nome 2025 10 10T060509.356
Brasil quer pagar países que protegem florestas e frear avanço do desmatamento. (Foto: Felipe Werneck/MMA)

A proposta, liderada pelo Brasil, prevê que 20% dos recursos sejam destinados a povos indígenas e comunidades tradicionais, que historicamente atuam na conservação das florestas.

O fundo será formado por aportes de governos de nações desenvolvidas e de investidores privados, com o objetivo inicial de arrecadar US$ 25 bilhões, podendo ultrapassar US$ 100 bilhões com o engajamento do setor privado.

O recurso será não reembolsável e servirá para incentivar a preservação de florestas tropicais em 71 países, por um período mínimo de 30 anos, com comprovação por meio de monitoramento via satélite.

Segundo Marina Silva, o Brasil tem sido exemplo na redução do desmatamento, com queda de 46% na Amazônia e 32% em todo o país nos últimos dois anos e meio. Ela também ressaltou que os resultados positivos se estenderam ao combate às queimadas. “Em 2025, tivemos uma redução expressiva: 88% na Amazônia, 48% no Cerrado e 98% no Pantanal”, informou.

A ministra destacou ainda que a COP30 discutirá medidas de adaptação às mudanças climáticas, tema considerado prioritário. O evento deve abordar políticas para reduzir os impactos das ondas de calor, que causam cerca de 500 mil mortes por ano. Entre as medidas estão a climatização de escolas, a criação de centros comunitários e outras ações voltadas à proteção de vidas, especialmente de idosos e crianças.

Marina concluiu que o Fundo Florestas Tropicais para Sempre simboliza o esforço conjunto de países e iniciativa privada para transformar a preservação ambiental em uma política global de desenvolvimento sustentável.

Leia mais

  1. COP Pantanal estreia em Mato Grosso para discutir soluções contra mudanças climáticas

  2. Belém será capital simbólica do Brasil durante conferência da ONU sobre clima

  3. MS e MT apresentam prioridades para preservar o Pantanal na Pré-COP30

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente!

  1. União acelera ajuda a municípios paranaenses atingidos por tornado de 250 km/h. - Foto: Ari Dias/AEN

    Governo federal monta força-tarefa e libera FGTS após tornado de categoria F3 atingir o Paraná

    Tornado destrói 90% de Rio Bonito do Iguaçu; governo libera FGTS para...

  2. Filhote de onça aprende a nadar agarrada ao rabo da mãe Ibaca

    Vídeo do guia e fotógrafo Ailton Lara mostra filhote de onça aprendendo...

  3. Filme feito por aluno de escola rural de Aripuanã será exibido na COP 30 em Belém

    avi, de 13 anos, estudante de uma escola rural de Aripuanã (MT),...

  4. Indígenas de MT levam mel e mensagem de preservação à COP 30

    Uma caravana formada por indígenas de Mato Grosso e do Pará vai...

  5. RMC acompanha de perto os bastidores da COP30 em Belém

    Iniciando nesta sexta-feira (7), a COP30 em Belém, que reúne autoridades de...

  6. Empresário é notificado por cortar árvore no CPA em Cuiabá

    O proprietário de uma rede de farmácias foi identificado como o responsável...