MT decreta estado de emergência por riscos de incêndios florestais

O Estado considerou a urgência para a contratação de brigadistas e as condições climáticas que podem favorecer os incêndios.

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), decretou estado de emergência ambiental em decorrência dos riscos de incêndios florestais no estado. A medida é válida entre os meses de abril e dezembro de 2026. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29).

Mato Grosso já contabiliza mais de 700 focos de calor em 2026, segundo a plataforma de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Também fica proibido o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026.

QUEIMADA
Governo de Mato Grossou decretou estado de emergência por riscos de incêndios. – Foto: Reprodução

“Em caso de alteração nas condições climáticas ao longo do ano, o período de restrição ao uso do fogo estabelecido no caput poderá ser prorrogado ou antecipado pelo órgão estadual competente”, diz o inciso 1 do artigo 3 do decreto.

Segundo o documento, foram consideradas as condições climáticas, como a estiagem prolongada, altas temperaturas, ondas de calor, umidade relativa do ar baixa, ventos intensos e a necessidade urgente da contratação de brigadistas temporários para atuarem na temporada de incêndios para a adoção da medida.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) fica autorizada a contratar brigadistas temporários que vão atuar no combate ao fogo no período que compreende a emergência ambiental de 2026.

Com a publicação do decreto, também fica instituída a Sala de Situação Central, vinculada a Sesp, que irá monitorar e ajudar a tomar as medidas necessárias em caso de incêndios.

Monitoramento

Apenas nos quatro primeiros meses do ano, Mato Grosso já soma 704 focos de calor segundo o Inpe. Com o número, o estado ocupa a 5ª posição no ranking de estados com mais focos, ficando atrás apenas de Roraima (1.559 focos), Pará (1.374 focos), Maranhão (1.166 focos) e Bahia (1.160 focos.

Em Mato Grosso, a Amazônia segue liderando os focos de incêndios, seguido do Cerrado e por último o Pantanal.

Brigadistas do Prevfogo/Ibama combatendo incêndios no Pantanal
Pantanal mato-grossense sofreu com incêndios florestais nos últimos anos. – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente!

  1. delta do salobra

    ICMBio discute criação de unidade de conservação no Pantanal de MS

    Criação do Refúgio de Vida Silvestre Delta do Salobra é discutida em...

  2. Joyce Evangelista flagra redemoinho no Rio Teles Pires durante pescaria em Sorriso. - Foto: Reprodução

    Redemoinho na água: recepcionista flagra fenômeno no Teles Pires

    Mulher flagrou redemoinho no Rio Teles Pires durante pescaria em Sorriso. Ela...

  3. primeira pagina 2026 06 16T153639.765

    Quer ajudar a salvar animais do fogo? Sema abre inscrições para voluntários

    Voluntários com interesse em atuar no resgate, manejo e destinação de animais...

  4. Suspeita de contaminação em praia do Rio Araguaia é investigada em Barra do Garças

    Suspeita de contaminação em praia do Rio Araguaia é investigada em Barra do Garças

    Amostras foram coletadas no Rio Araguaia após suspeita de contaminação em praia...