Visitação ao Morro de Santo Antônio segue suspensa por mais seis meses
A Sema informou que intervenções exigem restrições temporárias para garantir a segurança dos visitantes e preservar as áreas ainda em obras.
A visitação ao Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger (MT), seguirá suspensa por mais seis meses. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) prorrogou por 180 dias a restrição de acesso ao local, que está fechado ao público desde janeiro de 2025, devido às obras de adequação da infraestrutura, organização das trilhas e ordenamento do uso público da unidade de conservação.
Conforme a decisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (6), a suspensão continua necessária devido às obras de adequação da infraestrutura, ordenamento do uso público e organização das trilhas da unidade de conservação.

De acordo com a Sema, as intervenções exigem restrições temporárias para garantir a segurança dos visitantes e preservar as áreas ainda em obras.
O documento também prevê a possibilidade de uma nova prorrogação, caso as condições que motivaram a suspensão permaneçam. Nesse caso, a medida deverá ser justificada por meio de parecer técnico.
A visitação ao Morro de Santo Antônio está suspensa desde janeiro de 2025, quando começaram as obras na unidade de conservação.
Em março deste ano, a Justiça suspendeu uma liminar que havia interrompido as intervenções no local. O pedido de paralisação tinha sido feito pelo Ministério Público de Mato Grosso, após uma vistoria apontar possíveis sinais de erosão e danos ambientais na região.
Mais lidas - 1 Capital mais arborizada do Brasil, Campo Grande ganha “Lei dos Ipês” para proteger símbolo da cidade
- 2 Gruta da Lagoa Azul terá análise para identificar fungos e bactérias antes da reabertura
- 3 VÍDEO: máquinas são apreendidas e dono de garimpo ilegal de minério é detido
- 4 Governo manda desapropriar 13 imóveis para asfaltar acesso ao Morro de Santo Antônio
- 5 Mato Grosso do Sul decreta emergência ambiental para prevenir incêndios florestais
- 1 Capital mais arborizada do Brasil, Campo Grande ganha “Lei dos Ipês” para proteger símbolo da cidade
- 2 Gruta da Lagoa Azul terá análise para identificar fungos e bactérias antes da reabertura
- 3 VÍDEO: máquinas são apreendidas e dono de garimpo ilegal de minério é detido
- 4 Governo manda desapropriar 13 imóveis para asfaltar acesso ao Morro de Santo Antônio
- 5 Mato Grosso do Sul decreta emergência ambiental para prevenir incêndios florestais