Anitta pode trazer Grammy de artista revelação para casa
Apenas quatro brasileiros foram indicados, mas nenhum deles venceu. Eles são: Astrud Gilberto e Tom Jobim (1965), Eumir Deodato (1974) e Morris Albert (1976)
A cantora Anitta, indicada ao Grammy, na categoria Artista Revelação é a favorita da premiação e pode trazer a estatueta mais famosa da música, para casa. Apenas quatro brasileiros foram indicados, mas nenhum deles venceu. Eles são: Astrud Gilberto e Tom Jobim (1965), Eumir Deodato (1974) e Morris Albert (1976).

Se a “girl from rio” vencer a categoria, ela será a primeira brasileira da história a trazer a vitória para o Brasil. A concorrência é de peso e Anitta têm nove concorrentes indicados ao prêmio.
São eles:
- Omar Apollo: cantor de pop e r&b, que chamou a atenção com seu álbum de estreia, “Ivory, lançado em 2022;
- Domi & JD Beck: dupla de jazz formada em 2018, com músicas virais no TikTok;
- Samara Joy: outra aposta do jazz, que lançou o álbum de estreia em 2021;
- Latto: rapper que bombou com o hit “Bitch from da souf”, de 2020;
- Måneskin: aquela banda que todo mundo ouviu com a versão mais chiclete de “Beggin”;
- Muni Long: americana que já bombava como compositora, e se destacou como cantora com o álbum “Public displays of affection”, de 2022;
- Tobe Nwigwe: artista que viralizou nas redes nos últimos anos fazendo rap com a mulher e os filhos;
- Molly Tuttle: cantora que chamou a atenção fazendo música inspirada nas raízes norte-americanas;
- Wet Leg: as novas caras do rock alternativo britânico.
O que levou Anitta a ser indicada na categoria?
Entre os concorrentes, Anitta é uma das que têm a carreira mais longa. Apesar disso, é natural que ela seja considerada uma artista revelação pela Academia de Gravação dos Estados Unidos, associação responsável pela organização do Grammy.
Seu single “Envolver” foi uma explosão de sucesso pelo mundo. Com isso a cantora ganhou uma nortória visibilidade no cenário pop internacional.
A música fez história ao chegar ao topo do ranking de mais ouvidas do Spotify no mundo. Também fez muita gente deitar no chão para tentar reproduzir a coreografia, no famoso “El paso de Anitta”.
No ano de 2022, a cantora fez um show antológico no festival americano Coachella. A apresentação, cheia de referências ao Brasil, repercutiu muito e ajudou a levar o nome de Anitta até o Grammy.

Conforme noticiado pelo g1, veículos de notícia estrangeiros, ligados à musica fizeram apostas na cantora. O resultado por hora, é considerados imprevisível. Será que a brasileira leva essa?
- A “Billboard”, maior referência da música pop dos EUA, diz que a brasileira está entre os quatro favoritos ao prêmio, junto com Latto, Måneskin e Muni Long, diz que a ganhadora mais provável é Latto.
- A revista “Time” aponta duas favoritas: Anitta e Latto.
- Os jornalistas da agência AP apostam em Anitta e Tobe Nwigwe.
- A revista “Entertainment Weekly” diz que os concorrentes mais fortes são Latto e Måneskin.
- O jornal “The Guardian” aposta em Latto.
- O jornal “Los Angeles Times” diz que Molly Tuttle deve ganhar.
- O site “Vulture”, da revista “New York”, prevê vitória do Wet Leg.
- O site “Pitchfork” diz que o vencedor deve ser Omar Apollo.
- Os jornais “USA Today” e “The Independent” apostam no Måneskin.