Governo analisa proposta para construção da primeira ferrovia estadual de MT

A chamada pública para implantação da primeira rodovia estadual em Mato Grosso teve somente uma empresa interessada, a Rumo Logística. O governo agora vai iniciar a análise da documentação da proposta, cuja abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira (3). O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 quilômetros de linha férrea que vão […]

A chamada pública para implantação da primeira rodovia estadual em Mato Grosso teve somente uma empresa interessada, a Rumo Logística. O governo agora vai iniciar a análise da documentação da proposta, cuja abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira (3).

O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e se conectar com a malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). São estimados investimentos privados de R$ 12 bilhões para implantação da malha ferroviária.

Abertura de proposta para construção de ferrovia estadual
Abertura de proposta para construção de ferrovia estadual em MT. Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A expectativa é que a ferrovia ajude a desafogar o escoamento do que é produzido no estado, que é líder nacional da produção de soja, milho, algodão, etanol de milho e tem um dos maiores rebanhos bovinos do país.

A previsão é que o resultado final da chamada pública seja divulgado em até 15 dias. Após a homologação, será feita a expedição da autorização e formalização de contrato de adesão.

A Rumo Logística, que já opera um terminal em Rondonópolis, diz que a expectativa é de que a ferrovia estadual possa ser implantada já nos próximos dois anos.

Com a assinatura e a implantação, a empresa poderá operar e explorar a malha viária por 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.

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