Projeto para implantação do 5G em Campo Grande é aprovado

O projeto deve garantir avanços na segurança pública, telemedicina, EAD, cidades inteligentes e automação.

O Projeto de de Lei Complementar 10.545/22 que atualiza e se alinha às normativas federais para implantação da nova tecnologia de conectividade 5G em Campo Grande foi aprovado – em regime de urgência, em única discussão e votação – na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (22).

Implantação da conectividade 5G
Equipamento para implantação da conectividade 5G (Foto: José Paulo Lacerda)

Segundo o projeto, essa mudança na legislação municipal certamente possibilitará importantes avanços em áreas como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes e automação. Além disso, a expansão dos serviços deve contribuir para a inclusão social dos cidadãos que residem em áreas periféricas e não têm sinal do celular de qualidade

A alteração da legislação é necessária por causa da Lei Geral das Antenas, para garantir a instalação dos equipamentos pelas operadoras e para atender o que é estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O projeto dispõe sobre normas urbanísticas específicas para a instalação das Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR’s), autorizadas e homologadas pela Anatel no município.

LEIA MAIS:

O próximo passo do projeto é a sanção da lei e, em seguida, a prefeitura deve publicar um decreto para regulamentar o serviço, com regras para proteger a parte urbanística e de mobilidade urbana, pois a administração municipal tem responsabilidade sobre onde serão instalados equipamentos. As operadoras deverão adquirir os equipamentos e a Anatel irá licenciar e fazer a verificação técnica.

Para a garantir a rápida tramitação do projeto, na última segunda-feira (21), o presidente, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), recebeu o prefeito Marquinhos Trad (PSD), o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Garcia Cardoso, a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Jacob Domingues, e equipe técnica da prefeitura, para detalhamento da proposta.

No país, além da capital, já adequaram às normativas do 5G os municípios de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP, Londrina (PR) e Brasília (DF).

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Política!

  1. mensagem EUA 1

    Número gigante com mensagem anti-Trump aparece em gramado turístico de Washington

    Inscrição gigante com os números “86 47”, usada por opositores de Donald...

  2. EUA

    Apesar de impasse, Irã diz que acordo com os EUA está “próximo”

    Presidente dos EUA chegou a anunciar uma terceira noite de ataques, mas...

  3. Vereadores de Campo Grande durante sessão desta quinta-feira (11) (Foto: Izaias Medeiros/Câmara Municipal de Campo Grande)

    Reajuste parcelado para servidores de Campo Grande é aprovado

    Texto com emendas prevê reajuste de 2,20% em agosto de 2026 e...

  4. alems 2

    A 115 dias das eleições, cadeiras vazias marcam sessões na Alems

    Faltando 115 dias para as eleições 2026, a sessão dos deputados federais...