4 mitos e verdades sobre ganho e perda de peso no inverno
No frio, o metabolismo acelera, podendo atingir um aumento de até 10% da queima calórica, segundo especialista
Estamos no inverno, que segue até 23 de setembro, e neste período existem muitas crenças sobre o ganho e perda de peso. É preciso comer mais para manter o corpo aquecido? Não é necessário treinar tanto, já que o metabolismo fica mais acelerado no frio?

Para entender o que, de fato, acontece com nosso corpo no inverno, a Claudia Chang, doutora e pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) cita os quatro maiores mitos e verdades sobre a perda ou o ganho de peso durante a estação.
Pessoas engordam no inverno porque sentem mais fome
Mito! De acordo com a especialista, com a redução das temperaturas, o corpo passa a necessitar de mais energia para gerar calor e manter a temperatura corporal adequada.
Claudia Chang explica que como nossa energia vem do que comemos e de nossas reservas de energia, o organismo manda sinais para aumentar a fome. No entanto, essa energia a mais que ingerimos é gasta na produção de calor.
Leia mais
Contudo, o problema é quando o consumo de alimentos ultrapassa a necessidade real do organismo.
A endocrinologista lembra que nesta época do ano, as pessoas costumam ficar mais em casa, para não encarar o frio na rua. E ao ficar muito tempo dentro de casa facilita o acesso aos alimentos e a tendência é optar pelos mais calóricos, como bolacha, chocolate ou pães.
Além disso, ressaltou que se houver algum transtorno emocional associado, como ansiedade ou depressão, pode haver maior dificuldade de controle alimentar e a pessoa acaba descontando na comida.
O organismo precisa de mais comida no inverno
Verdade! A médica explica que a comida serve como um combustível para produção de calor no nosso corpo. Sendo assim, a necessidade de se alimentar se torna maior para elevar a temperatura corporal.
Segundo a endocrinologista, estudos com animais indicam que há um aumento da ingestão de alimentos durante a exposição às baixas temperaturas.
Porém, esse maior consumo é acompanhado por um aumento da taxa metabólica basal, energia que o corpo gasta em repouso, o que mantém um equilíbrio e não leva ao ganho de peso.
O inverno é uma excelente época para emagrecer
Verdade! Conforma a médica, neste período, o metabolismo acelera, já que o corpo precisa produzir mais calor. Este processo ativa mecanismos que estimulam a queima de gorduras acumuladas, podendo atingir um aumento de até 10% da queima calórica.
No entanto, para isso ocorrer, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e não exagerar nos fondues e chocolate quente.
Podemos treinar menos no inverno, já que o frio acelera o metabolismo
Mito! Conforma a endocrinologista, com o metabolismo mais acelerado, a prática de atividade física trará mais resultado para o emagrecimento.
Além disso, lembra que devemos exercitar o corpo não só pela estética, mas para manter a saúde física, mental e, consequentemente, uma boa qualidade de vida.
Mais lidas - 1 Saiba como participar: programa de moradia popular inicia inscrições para 25 lotes em MS
- 2 Adolescentes poderão atuar em órgãos públicos de MT com bolsa de R$ 770 e auxílio transporte; saiba como se inscrever
- 3 Veja lista: candidatos já podem consultar locais de prova do concurso para promotor do MPMT
- 4 Inscrições gratuitas: seletivo para médicos com salários de até R$ 10 mil
- 5 Copa do Mundo 2026: Andrea Bocelli, Ava Max e Bryan Adams comandam megashows da véspera
- 1 Saiba como participar: programa de moradia popular inicia inscrições para 25 lotes em MS
- 2 Adolescentes poderão atuar em órgãos públicos de MT com bolsa de R$ 770 e auxílio transporte; saiba como se inscrever
- 3 Veja lista: candidatos já podem consultar locais de prova do concurso para promotor do MPMT
- 4 Inscrições gratuitas: seletivo para médicos com salários de até R$ 10 mil
- 5 Copa do Mundo 2026: Andrea Bocelli, Ava Max e Bryan Adams comandam megashows da véspera