4 mitos e verdades sobre ganho e perda de peso no inverno

No frio, o metabolismo acelera, podendo atingir um aumento de até 10% da queima calórica, segundo especialista

Estamos no inverno, que segue até 23 de setembro, e neste período existem muitas crenças sobre o ganho e perda de peso. É preciso comer mais para manter o corpo aquecido? Não é necessário treinar tanto, já que o metabolismo fica mais acelerado no frio?

Foto perda de peso
Foto: Ilustrativa | Crédito: Agência Brasil

Para entender o que, de fato, acontece com nosso corpo no inverno, a Claudia Chang, doutora e pós-doutora em endocrinologia e metabologia pela USP e membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) cita os quatro maiores mitos e verdades sobre a perda ou o ganho de peso durante a estação.

Pessoas engordam no inverno porque sentem mais fome

Mito! De acordo com a especialista, com a redução das temperaturas, o corpo passa a necessitar de mais energia para gerar calor e manter a temperatura corporal adequada.

Claudia Chang explica que como nossa energia vem do que comemos e de nossas reservas de energia, o organismo manda sinais para aumentar a fome. No entanto, essa energia a mais que ingerimos é gasta na produção de calor.

Leia mais

  1. Esfriou? Veja duas receitas quentinhas para se aconchegar

  2. Veja dicas de drinks sem álcool para te aquecer no friozinho

Contudo, o problema é quando o consumo de alimentos ultrapassa a necessidade real do organismo.

A endocrinologista lembra que nesta época do ano, as pessoas costumam ficar mais em casa, para não encarar o frio na rua. E ao ficar muito tempo dentro de casa facilita o acesso aos alimentos e a tendência é optar pelos mais calóricos, como bolacha, chocolate ou pães.

Além disso, ressaltou que se houver algum transtorno emocional associado, como ansiedade ou depressão, pode haver maior dificuldade de controle alimentar e a pessoa acaba descontando na comida.

O organismo precisa de mais comida no inverno

Verdade! A médica explica que a comida serve como um combustível para produção de calor no nosso corpo. Sendo assim, a necessidade de se alimentar se torna maior para elevar a temperatura corporal.

Segundo a endocrinologista, estudos com animais indicam que há um aumento da ingestão de alimentos durante a exposição às baixas temperaturas.

Porém, esse maior consumo é acompanhado por um aumento da taxa metabólica basal, energia que o corpo gasta em repouso, o que mantém um equilíbrio e não leva ao ganho de peso.

O inverno é uma excelente época para emagrecer

Verdade! Conforma a médica, neste período, o metabolismo acelera, já que o corpo precisa produzir mais calor. Este processo ativa mecanismos que estimulam a queima de gorduras acumuladas, podendo atingir um aumento de até 10% da queima calórica.

No entanto, para isso ocorrer, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e não exagerar nos fondues e chocolate quente.

Podemos treinar menos no inverno, já que o frio acelera o metabolismo

Mito! Conforma a endocrinologista, com o metabolismo mais acelerado, a prática de atividade física trará mais resultado para o emagrecimento.

Além disso, lembra que devemos exercitar o corpo não só pela estética, mas para manter a saúde física, mental e, consequentemente, uma boa qualidade de vida.

Leia também em Saúde!

  1. Profissional da saúde preenche documentos em uma unidade hospitalar, imagem que ilustra o seletivo do CISA com vagas para a área da saúde em Mato Grosso. - Foto: Gerada com IA

    SUS terá novas regras para garantir segurança e evitar erros no atendimento

    Medida prevê ações para reduzir riscos, fortalecer a segurança assistencial e melhorar...

  2. vacinacao

    Como fica a imunização em Mato Grosso após suspensão da vacina da dengue do Butantan?

    O Ministério da Saúde suspendeu a aplicação da vacina da dengue do...

  3. dengue

    MS suspende vacinação contra dengue após mortes suspeitas ligadas ao imunizante

    Suspensão da vacina da dengue é temporária e não invalida a eficácia...