Imunidade: confira o que realmente faz bem
Shots não fazem diferença, mas própolis é um importante aliado da imunidade
Covid-19, H3N2, gripe, alergias e tudo mais. Quem não tem uma boa razão para aumentar a imunidade? De acordo com a médica endocrinologista e metabologista, Flávia Tortul, é possível reforçar a defesa do corpo com uma alimentação saudável e outros segredinhos, como o própolis.

“É comprovado que dietas com proporções adequadas de macro e micronutrientes e compostos bioativos, contribuem para o melhor funcionamento do sistema imunológico, garantindo assim a manutenção da saúde e prevenindo doenças”, explica Flávia.
LEIA MAIS:
- Covid-19: número de casos tem leve queda em MS
- Giulianne realizou sonho de ver arco-íris de perto ao subir Morro do Ernesto em MS
Mas, afinal, o que é a imunidade? “É o mecanismo de defesa do organismo contra substâncias estranhas (antígenos). O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter, assim, o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Ele é composto por células de defesa que incluem leucócitos, linfócitos e macrófagos”, pontua.
O que pode fazer bem
Segundo a médica, alguns nutrientes com ação antioxidante, como as vitaminas A, D, C, Zinco e Selênio podem atuar de maneira positiva no sistema imunológico.
“Portanto, é muito importante consumir uma dieta equilibrada, contendo frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas vegetais e animais e gorduras saudáveis, pois essa é a melhor maneira de obter todos os nutrientes essenciais para manter boa saúde e função imunológica normal”, frisa.
A falta de uma alimentação saudável ainda favorece o surgimento de doenças, como diabetes, hipertensão arterial e gordura no fígado. “Essas comorbidades exercem um efeito no sistema imune, através de alteração de resposta do sistema imune secundária à inflamação crônica do organismo, que tais doenças desencadeiam”, ressalta.
O que afinal funciona?
- Shots:
Pequenas doses com misturas que incluem gengibre, limão e cúrcuma são famosas pelas possíveis propriedades benéficas para o corpo. Porém, segundo a médica, não existem evidências científicas que os shots têm algum impacto na saúde que seja diferente do que o alcançado pela alimentação.
“Na verdade, se os ingredientes utilizados nesses shots forem incluídos na alimentação diária, teremos um aporte de nutrientes que ajudam a ter um corpo mais saudável, não sendo necessária a ingestão através de shots”, explica a médica endocrinologista, Flávia Tortul.
- Própolis
“O própolis apresenta propriedades anti-inflamatórias e também foi demonstrada sua propriedade antiviral. O uso crônico de própolis tem se mostrado interessante nos combates virais, inclusive no SARS-COV2, por diminuir a fixação do vírus e sua replicação no interior das células. Entretanto, a evidência científica ainda é baixa”, ressalta Flávia.
A nutricionista esportiva e funcional, Tatiane Passarini, concorda que o uso do própolis faz bem para a melhora da imunidade. “O própolis é super anti-inflamatório, além de antimicrobiano. Use o própolis alcoólico ou própolis verde”, indica.
- Ingestão de vitamina C e D
A médica acredita que a melhor forma de consumir as vitaminas é pela alimentação, sem a necessidade de suplementação.
“A suplementação não demonstra evidencia científica de benefício. É importante para o sistema imune, para o funcionamento do sistema imune, mas é importante que a gente consuma através da alimentação” pontua.
O jeito é investir na alimentação
Para Flávia, o melhor caminho é manter uma alimentação saudável, consumindo comida de verdade, ou seja, o menos processada possível.
“Não existe nenhum alimento milagroso, o segredo é manter uma alimentação saudável, com menor consumo de alimentos ultra processados, realizar a prática de exercícios e cuidados com a saúde, dessa forma garantiremos uma melhor atuação do sistema imune e do funcionamento global do organismo, garantindo a nossa saúde”, acredita.





