Metanol em MS: Saúde descarta intoxicação por bebida adulterada em Sidrolândia

Mato Grosso do Sul agora soma 2 casos descartados, mas 4 seguem em investigação

Em nova atualização, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) descartou caso suspeito de intoxicação por metanol em morador de Sidrolândia. Com isso, Mato Grosso do Sul agora soma 2 casos descartados, mas 4 seguem em investigação.

Pessoas fazendo brinde com bebidas destiladas em uma festa
Bebidas destiladas apresentam maior risco de conter metanol. (Foto: Reprodução/Canva)

Um dos casos suspeitos, é de um rapaz de 21 anos, que morreu em Campo Grande após ingerir bebida alcoólica. Ele teria consumido whisky e cachaça nos dias 27 e 28 de setembro. De acordo com o irmão, as bebidas foram compradas em uma conveniência no Jardim Colibri, já que o supermercado estava fechado.

Desta forma, a SES informou que há 4 casos suspeitos ainda em investigação, incluindo o óbito: em Ladário, Campo Grande, Rio Brilhante e Caarapó. E 2 casos suspeitos de intoxicação pela substância foram descartados: em Sidrolândia e outro em Campo Grande.

Medidas de segurança

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deu o prazo de 10 dias úteis para que bares, restaurantes e supermercados adotem medidas de segurança para a venda de bebida alcoólica.

Conforme a recomendação do promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida, os comerciantes precisam adotar procedimentos na hora de receber as bebidas, guardar imagens de câmeras de segurança, notas fiscais, cuidar de possíveis sinais de adulteração; e, em casos de suspeita, avisar imediatamente a Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Ministério da Agricultura.

O prazo é de dez dias úteis para que a Abrasel-MS (Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul) e a AMAS-MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informem se vão adotar as medidas.

Metanol no Brasil

Dados deste domingo (05) do Ministério da Saúde apontam 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, entre investigados e confirmados. As informações são enviadas pelos estados e consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

Em todo o país, são 16 casos confirmados e 209 em investigação. Do total de registros, 192 são em São Paulo (14 confirmados e 178 em investigação).

Ceará notificou o primeiro caso suspeito. Ao todo, são 13 estados com casos notificados – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

Quanto à notificação de óbitos, o país tem 15 registros, com dois óbitos confirmados no estado de São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em PB e 1 no CE).

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Saúde!

  1. Diabetes

    Júlio Müller busca voluntários para estudo de prevenção de diabetes

    O Hospital Universitário Júlio Müller, está buscando voluntários para participarem de um...

  2. Fachada da Anvisa, que determinou o recolhimento dos produtos. (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    Anvisa recolhe suplementos irregulares e orienta consumidores

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato dos...

  3. planos de saúde

    Fim do token? Lei obriga planos de saúde a aceitar carteiras físicas em MS

    A carteira física precisa conter informações básicas, como o nome do beneficiário,...

  4. Ao encontrar um morcego, chame o Centro de Zoonoses da sua cidade! (Foto: Prefeitura de BH/Ilustrativa)

    Com mais 1 caso de raiva em morcego, Campo Grande quase dobra marca de 2024

    Mais um caso positivo de raiva em morcegos foi registrado em Campo...

  5. Dr. Canela alerta: riscos da automedicação e contrabando de Mounjaro

    Médico que atua na área do emagrecimento saudável, Dr. Canela alerta para...