Pacientes recorrem a ventiladores em meio à superlotação no Hospital Regional

As imagens mostram ventiladores direcionados aos pacientes, apoiados em mesinhas, cadeiras ou qualquer estrutura disponível

Imagens recebidas pelo portal Primeira Página mostram pacientes e funcionários do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul recorrendo a ventiladores portáteis para suportar o calor. O desconforto térmico torna ainda mais delicada a situação na unidade, que também enfrenta superlotação.

Design sem nome 2026 04 24T195808.350
Ventiladores ao lado das macas a cadeiras de descanso no HR.

Leia mais

  1. Imagens revelam superlotação e situação precária de pacientes no HRMS

As imagens mostram ventiladores direcionados aos pacientes, apoiados em mesinhas, cadeiras ou qualquer estrutura disponível. Os aparelhos são levados pelas próprias famílias.

Os ventiladores também foram distribuídos sobre prateleiras e balcões para os funcionários, mostram os registros aos quais a reportagem teve acesso. Apesar da situação, nesta quinta-feira (23), o hospital informou que o sistema de ar-condicionado central da unidade está funcionando normalmente.

Design sem nome 2026 04 24T195853.197
Ventiladores ao lado das macas no HR. (Foto: Arquivo pessoal)

“A unidade informa que o equipamento está em pleno funcionamento nas áreas por ele atendidas.”

Hospital Regional de MS.
Design sem nome 2026 04 24T200037.217
Ventiladores sobre armário e balcões no HR. (Foto: Arquivo pessoal)

Superlotação

Vídeos obtidos pela redação mostram o estado delicado dos pacientes internados no hospital nesta sexta-feira (24). Superlotado, o Pronto Atendimento Médico (PAM) adulto apresenta pacientes em macas, falta de espaço e até crianças precisando ficar apenas de fralda para suportar o calor em ambientes sem estrutura adequada. Nos corredores e na área vermelha do PAM, que deveria comportar apenas sete pacientes, havia 20 internados, sendo oito deles intubados.

Na tarde desta quinta-feira (23), a taxa de ocupação na área vermelha do PAM pediátrico era de 150%, enquanto a área verde registrava 109%. A superlotação no hospital, conforme apurado, é recorrente, segundo o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Bueno.

“A situação hoje é crítica. Ela coloca em risco a vida do paciente, porque o funcionário está sobrecarregado. São menos profissionais, muitas horas de trabalho, e isso está levando à exaustão. O caos do hospital regional não é de hoje. E me parece que torcem pelo caos para que aconteça o que está acontecendo, que são futuras terceirizações do hospital. Isso está causando um dano muito grande à população, colocando em risco a vida dos pacientes. E os nossos funcionários acabam adoecendo de tanto serviço acumulado. Na área vermelha, seria necessário um profissional para cada dois pacientes, e não é essa a realidade hoje. Um funcionário chega a cuidar de até 10 pacientes.”

Ricardo Bueno.

Assista ao vídeo da superlotação no HR.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Saúde!

  1. dengue

    MS suspende vacinação contra dengue após mortes suspeitas ligadas ao imunizante

    Suspensão da vacina da dengue é temporária e não invalida a eficácia...

  2. Paciente recebendo imunizante no SUS

    Pneumo 20 no SUS protege contra pneumonia e meningite; veja quem pode tomar

    A vacinação de crianças com a Pneumo 20 já começou em MS,...

  3. caneta emagrecedora

    'Ozempic brasileiro': Ozivy chega às farmácias com preço a partir de R$ 452

    Ozivy, versão brasileira da semaglutida, chega às farmácias com preços a partir...

  4. Remédio age diretamente nos mecanismos do câncer no sangue. (Foto: Reprodução)

    Pacientes com câncer no sangue ganham nova alternativa de tratamento

    Medicamento oral bloqueia enzimas ligadas ao crescimento descontrolado das células e é...