Sistema fica fora do ar e doações de sangue são rejeitadas em Cuiabá

Sem sistema, inhemco suspendeu atividades de coleta e dispensou doadores.

O sistema de coleta de sangue no Inhemco, anexo ao Hospital Estadual Santa Casa, ficou fora do ar, nesta terça-feira (14), o que afetou na doação de voluntários que procuraram a unidade em Cuiabá.

Doações foram suspensas no fim da tarde desta terça-feira (14). (Foto: Michel Alvim/SECOM-MT)
Doações foram suspensas no fim da tarde desta terça-feira (14). (Foto: Michel Alvim/SECOM-MT)


Desde às 16h, um casal, que não quis se identificar, afirmou que aguardava a volta do sistema para fazer a doação, mas que, até às 18h, não foi possível realizar a coleta.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) foi procurada pelo Primeira Página, mas até a última atualização desta reportagem, não houve retorno. O Inhemco também foi procurado pela reportagem.

A coleta no anexo da Santa Casa é considerado o segundo principal banco de sangue público que atende pacientes de todo o estado. A doação pode ser feita de qualquer tipo sanguíneo, o que estimula mais ações.

Normalmente, o banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.