Sobe para 4 o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS
Três são investigados em Campo Grande e um em Ladário
O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol em Mato Grosso do Sul subiu de um para quatro. De acordo com o Ministério da Saúde, três são investigados em Campo Grande e um em Ladário.

A primeira morte registrada em Mato Grosso do Sul aconteceu em Campo Grande. A vítima era um jovem de 21 anos que teria consumido whisky e cachaça nos dias 27 e 28 de setembro. De acordo com o irmão, as bebidas foram compradas em uma conveniência no Jardim Colibri, já que o supermercado estava fechado.
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deu o prazo de 10 dias úteis para que bares, restaurantes e supermercados adotem medidas de segurança para a venda de bebida alcoólica.
Conforme a recomendação do promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida, os comerciantes precisam adotar procedimentos na hora de receber as bebidas, guardar imagens de câmeras de segurança, notas fiscais, cuidar de possíveis sinais de adulteração; e, em casos de suspeita, avisar imediatamente a Vigilância Sanitária, Polícia Civil e Ministério da Agricultura.
O prazo é de dez dias úteis para que a Abrasel-MS (Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul) e a AMAS-MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informem se vão adotar as medidas.
Na noite de sexta-feira (3), 12 bares da rua 14 de Julho foram fiscalizados durante a Operação Metanol, realizada por equipes da Guarda Civil Metropolitana e Vigilância Sanitária. Nenhuma irregularidade foi identificada.
Metanol no Brasil
O Brasil já registra 127 casos suspeitos de intoxicação pela substância, associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Para ampliar a capacidade de resposta do SUS, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (4) a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, principais antídotos contra intoxicação por metanol. A previsão é que os novos lotes estejam disponíveis até o fim da próxima semana.
As ampolas de etanol se somam às 4,3 mil unidades já entregues aos estoques do SUS, em parceria com hospitais universitários federais e a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
Além de Mato Grosso do Sul, a distribuição contemplou a Bahia, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal.
Mais lidas - 1 Sesc MS oferece academias modernas e abertas a novos alunos
- 2 Infância roubada impacta bem-estar físico e mental e pode afetar vida adulta
- 3 14 lotes de Whisky estão sob suspeita de contaminação por metanol
- 4 Brasil investiga 45 casos suspeitos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
- 5 Campo Grande libera vacina da gripe para todos acima de 6 meses
- 1 Sesc MS oferece academias modernas e abertas a novos alunos
- 2 Infância roubada impacta bem-estar físico e mental e pode afetar vida adulta
- 3 14 lotes de Whisky estão sob suspeita de contaminação por metanol
- 4 Brasil investiga 45 casos suspeitos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
- 5 Campo Grande libera vacina da gripe para todos acima de 6 meses





