Unidade móvel reforça vacinação em Cuiabá após casos de sarampo em MT; confira datas e locais
Prefeitura reforça a campanha em parceria com o Estado enquanto Primavera do Leste mobiliza força-tarefa após dois casos confirmados
Cuiabá aderiu nesta semana a uma ofensiva contra o sarampo com a chegada da unidade móvel do programa Imuniza Mais MT, que vai percorrer pontos estratégicos da capital para ampliar a cobertura vacinal. A ação ocorre em paralelo às medidas emergenciais em Primavera do Leste, onde dois casos confirmados da doença mobilizaram prefeitura, estado e Ministério da Saúde.
Veja datas e locais da vacinação na unidade móvel em Cuiabá
Confira onde a carreta estará atendendo nos próximos dias.
Observação: confirme os horários do campus antes de se deslocar.
A unidade móvel começou os atendimentos nesta sexta-feira (26), das 8h às 20h, na Universidade de Cuiabá (Unic). No fim de semana, funcionará no Shopping Estação, das 11h às 19h. Nos dias 2 e 3 de outubro, ficará em frente ao Restaurante Universitário da UFMT. O objetivo é facilitar o acesso da população às vacinas contra o sarampo e a influenza.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a estratégia busca levar a vacinação até onde as pessoas estão. “É preciso facilitar o acesso para garantir a proteção coletiva. Quanto mais pontos de vacinação, maior será a cobertura e a segurança da população”, explicou.
Força-tarefa em Primavera do Leste
Primavera do Leste também vive uma mobilização intensa. Os dois pacientes confirmados, uma mãe e o filho que viajaram recentemente ao Tocantins sem registro vacinal, cumpriram isolamento e estão fora do período de transmissão. O caso, no entanto, acendeu o alerta das autoridades.
O município recebeu 3 mil novas doses e montou uma força-tarefa que inclui atendimento noturno, vacinação itinerante, bloqueio de contatos próximos e envio de uma carreta para atender áreas rurais a partir da próxima semana. Apesar de índices acima da média estadual, com 100% de cobertura na primeira dose e 80% na segunda, ainda restam 20% das crianças sem imunização completa.
Risco de reintrodução
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou que o risco de reintrodução do sarampo está ligado à queda vacinal em países vizinhos. “Vacina cura, vacina protege. É o remédio mais seguro e econômico que nós temos”, disse.
Com a mobilização simultânea em Cuiabá e Primavera do Leste, as autoridades de saúde esperam conter rapidamente o avanço da doença e recuperar a confiança da população na imunização.
Leia mais
Mais lidas - 1 32 mil doses da vacina da dengue chegam em MT
- 2 Após vandalismo, Centro Médico Infantil tem entrega prevista para novembro
- 3 Aumento nos casos de sarampo na Bolívia coloca saúde de MS em alerta
- 4 Bebê nasce com gengiva que parece, mas não é dente em MS
- 5 Criança que morreu após falha em atendimento dá nome a nova unidade de saúde de Cuiabá
- 1 32 mil doses da vacina da dengue chegam em MT
- 2 Após vandalismo, Centro Médico Infantil tem entrega prevista para novembro
- 3 Aumento nos casos de sarampo na Bolívia coloca saúde de MS em alerta
- 4 Bebê nasce com gengiva que parece, mas não é dente em MS
- 5 Criança que morreu após falha em atendimento dá nome a nova unidade de saúde de Cuiabá





