Balada sertaneja se manifesta após apreensão de bebidas

Em nota, casa noturna confirmou que foram encontradas apenas energéticos vencidos, mas que "seriam descartados"

A casa noturna Valley informou que “nenhuma garrafa de bebida adulterada ou falsificada foi identificada” durante a fiscalização realizada na noite de sábado (4), voltada à apreensão de bebidas sem procedência e fora do prazo de validade.

Bebidas em refrigerador de casa noturna fiscalizada pela operação. (Foto: Divulgação/PCMS)
Bebidas em refrigerador de casa noturna fiscalizada pela operação. (Foto: Divulgação/PCMS)

No local, só foi encontrada uma “pequena quantidade de energético com validade expirada (vencido) em 02/10/2025”, mas que já estava “separada para descarte”, informou a administração da balada sertaneja.

Oito garrafas de vinho pertencentes a clientes — utilizadas para consumo próprio, como rolha — e sete garrafas de tequila, com “nota fiscal arquivada e não disponíveis para venda”, também teriam sido encontradas pelos fiscais.

No total, conforme a casa noturna, foram inspecionados 25.721 itens no estoque da Valley durante a ação. Confira a nota da Valley.

“Reafirmamos nosso total apoio às ações da força-tarefa responsável pela fiscalização e pela garantia do consumo seguro de bebidas — prática que consideramos essencial para o bem-estar de nossos clientes e para a integridade de todo o setor. A Valley repudia veementemente qualquer tentativa de divulgar informações tendenciosas ou inverídicas que busquem descredibilizar nossa casa, em especial as notícias veiculadas que apontam que a Valley estaria vendendo bebida adulterada. Tal atitude representa um desserviço não apenas à empresa, mas também aos consumidores e à sociedade como um todo, e as medidas cabíveis serão tomadas.”

Valley.

Em nota divulgada neste domingo (5), a Polícia Civil informou que foram encontraram algumas “dezenas de garrafas de bebidas vencidas ou sem comprovação de origem, entre energéticos, vinhos, licores e cachaças” na casa notura.

Durante a fiscalização, o gerente do estabelecimento e um fiscal do bar foram encaminhados para prestar esclarecimentos na Decon, e um inquérito policial será aberto para apurar as possíveis responsabilidades.

Metanol

A operação ocorre em meio ao aumento no número de casos de intoxicações por bebidas destiladas, contaminadas com metanol em vários estados brasileiros, inclusive em Mato Grosso do Sul. Até às 15h desta segunda-feira (6), o Ministério da Saúde confirmou 225 registros. Do total, apenas 16 casos foram confirmados e 209 estão em investigação. Entre estes está a morte de um jovem, de 21 anos, em Campo Grande.

O que é metanol?

O metanol é um tipo de álcool utilizado por falsificadores de bebidas alcoólicos para baratear os custos, mas que é altamente tóxico para seres humanos. Os principais sintomas da intoxicação pelo produto são náuseas e vômitos, dor de cabeça, cegueira, coma e até morte, se não tratado a tempo. Após ingerido, é metabolizado no fígado e pode provocar acidose metabólica grave, levando a cegueira irreversível, danos neurológicos e até morte. A dose letal estimada é de apenas 30 a 40ml.

  • Alterações visuais: visão turva, dupla ou esbranquiçada, perda de percepção de cores e até cegueira.
  • Fase inicial (até 6h após a ingestão): náuseas, vômitos, dor abdominal, sonolência, tontura e dor de cabeça;
  • Fase intermediária (12h a 24h): dificuldade para respirar, queda de pressão, convulsões, insuficiência renal e alterações metabólicas graves;

Saiba o que fazer caso passe mal

  • procure assistência médica imediata, em pronto atendimento.
  • Não induzir vômito.
  • Não ingerir água ou leite.
  • Manter o paciente sentado ou deitado de lado.
  • Essas manobras diminuem o risco de aspiração pulmonar do conteúdo gástrico, já que com frequência esses indivíduos podem evoluir para um estado de sonolência e torpor.
  • Guardar amostra da bebida ingerida para confirmação da presença do metanol também se faz útil.

Casos suspeitos devem ser notificados imediatamente, e para qualquer orientação e atendimento, a população pode entrar em contato com o disque-intoxicação da Anvisa:

  • E-mail: cvisa@saude.ms.gov.br
  • 0800 722 6001

Os profissionais de saúde também devem notificar qualquer caso suspeito imediatamente pelos telefones:

Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campo Grande – CIATox

  • Plantão 24h (67) 98179-1369 (ligação, WhatsApp, SMS)
  • Telefone: (67) 3386-8655
  • Telefone Emergência: 0800-722-6001
  • E-mail: civitox@saude.ms.gov.br

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS

Coordenação de Emergências em Saúde Pública – CESP

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (1)

  • Brígida Silva

    Todos os frequentadores gostariam de ficarem confortáveis com as respostas dos proprietários, mas não tem 1 00%, porque sempre tem resquícios,de alguma irregularidade, é só se pautar pelos cuidados exatos, embora eu não tenha frequentado,por não morar em cg,se morasse e frequentasse, faria questão disso,para até proteger quem frequenta.

Leia também em Segurança!

  1. Piloto morre após queda de avião agrícola em lavoura de Campo Novo do Parecis

    Um piloto, ainda não identificado, morreu durante uma queda de aeronave em...

  2. Acidente em Cuiabá e VG terminam com distribuidora destruída e poste derrubado

    Dois acidentes registrados na madrugada deste sábado (8), causaram estragos em Cuiabá...

  3. Homem sofre disparo acidental e fica ferido durante caça em Alta Floresta

    Um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), de 62 anos, ficou ferido...

  4. Três são presos após cadáver ser encontrado enterrado no quintal em Água Boa

    O cadáver de Ronair Tavares da Silva, de 29 anos, foi encontrado...

  5. Granada explosiva e drogas apreendidas no local. (Foto: Divulgação/PMMS Ponta Porã)

    Batida da PM encontra granada e 400 kg de droga em Ponta Porã

    Uma granada e mais de 400 kg de drogas foram apreendidas durante...