Barragem rompida levou embora 3 décadas de trabalho de família em MS

Falta de comunicação com os familiares também deixou produtora-rural agoniada por algumas horas

A produtora-rural Gabriele do Prado Lopes Bittencourt não estava em casa quando a barragem do lago do condomínio Nasa Park se rompeu, nesta terça (20), mas isso não a livrou de viver as consequências do ocorrido. Ela e a família viram os frutos de um trabalho de mais de três décadas serem levados pela água e pela lama. 

Gabriele na propriedade da família, em Jaraguari; local foi afetado por rompimento de barragem no Nasa Park (Foto: Vinícius Souza)
Gabriele na propriedade da família, em Jaraguari; local foi afetado por rompimento de barragem no Nasa Park (Foto: Vinícius Souza)

Eram 8h48 da manhã, quando um vizinho entrou em contato com Gabriele. “Recebi um áudio, fui escutar e era ele me avisando que estava sabendo que tinha rompido a barragem do Nasa Park; Aí ele ainda falou pra mim: ‘ah, Gabi, eu acho que não vai chegar aí na casa do seu pai’. Só que, em seguida, ele já me relatou que tava chegando em tudo”. 

Leia mais

  1. Imasul notificou Nasa Park sobre irregularidades em barragem em 2019

  2. Carros foram arrastados pela água após barragem romper na BR-163

  3. Drone registra represa devastada após rompimento de barragem na BR-163 em MS

Foi o tempo de ligar na casa dos pais e avisar para todo mundo sair do local. 

“Meu filho, que é especial, que atendeu. Eu falei pra ele: ‘corre e fala pra sua avó, seu tio e as crianças saírem de casa, ficarem na parta mais alta, a barragem estourou. Ele saiu correndo. Dois minutos depois, já tentei ligar e não consegui mais contato”. 

Gabriele do Prado Lopes Bittencourt

O sinal de telefone foi perdido e deu lugar a horas de muita agonia. “Eu não sabia se estavam vivos, se tinham dado tempo de sair ou não”. 

Gabriele só teve certeza de que todos estavam bem, duas horas depois. “Eu consegui chegar aqui, devido à interdição da Br-163, 11 hora”.  

Imagem de drone mostra cenário devastador após rompimento de barragem de represa do loteamento Nasa Park, na BR-163, entre Campo Grande e Jaraguari (Crédito: Fábio Rodrigues)

Todos bem, porém, muitas perdas. A casa da família teve perda total. 

“Eu moro aqui há 34 anos. A primeira coisa que eu vi foi esse ‘limpão’ que nunca esteve aqui, nessa região. Lama para todo lado”. 

Gabriele do Prado Lopes Bittencourt

A água marcou as paredes até o teto e a renda da família se perdeu. 

“Os porcos, que eram a nossa renda, as plantações de mandioca e milho, a nossa horta, que a gente entregava verdura, perdemos tudo, não deu tempo de salvar nada, só as vidas mesmo”.

Gabriele do Prado Lopes Bittencourt

Retorno barragem Nasa Park

Em nota, além de lamentar o ocorrido, a administração do Nasa Park afirmou que as autoridades competentes foram acionadas logo após os fatos e que o condomínio está “colaborando integralmente para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas”.

O que mais diz a administração do condomínio?

“Nossa prioridade é oferecer todo o suporte necessário e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível.

Engenheiros especializados já estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor as medidas corretivas.

É importante destacar que o Nasa Park opera em conformidade com todas as normas e regulamentos vigentes. Ao ser concebido, o projeto teve manifestações favoráveis do Imasul, incluindo o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e os certificados ambientais devidamente validados. 

Reafirmamos nossos compromissos com a segurança de nossos moradores, visitantes e colaboradores. 

Nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais”.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (1)

  • Maria Suely Pereira

    Deus te ilumine e dê forças para!reerguer juntamente com.seus 5 filhos pai e mãe idosos…Quero ver o resultado desta catástrofe vai ficar pra quem assumir….Pois já era previsto, porém pagam pra ver porque depois não vira nada para os grandoes responsáveis.

    Mas creia em Deus.

Leia também em Segurança!

  1. Vídeo: homem é morto a tiros no centro de Paranatinga

    Um homem identificado por Roberto Carlos Akira Matsuyuki, de 37 anos, foi...

  2. Idoso caminha com os dois cães pelas ruas pouco antes do ataque aos gatos de rua. - Foto: Reprodução/Instagram

    Cães escapam de tutor durante passeio e matam gato em Cuiabá; veja vídeo

    Vídeo mostra cães atacando gatos de rua enquanto tutor não consegue controlá-los....

  3. UFMT é alvo de críticas. (Foto: Reprodução)

    Após casos de violência, UFMT cria sala de apoio para acolher vítimas

    A Universidade Federal de Mato Grosso passou a oferecer um espaço exclusivo...

  4. Alunas ficam feridas em acidente entre ônibus escolar e caminhão na BR-163

    Três alunas de 12,13 e 15 anos ficaram feridas em um acidente...