Cerca de 100 policiais caçam quadrilha do ‘novo cangaço’ que atacou agência em Brasnorte

Quadrilha fortemente armada invadiu agência do Sicredi em Brasnorte, fez reféns e segue foragida; operação com cerca de 100 policiais tenta localizar os criminosos.

Cerca de 100 policiais militares participam das buscas aos quatro assaltantes que invadiram uma agência do Sicredi em Brasnorte, noroeste de Mato Grosso, na tarde desta quinta-feira (31). A ação criminosa, classificada como “novo cangaço”, ocorreu por volta das 14h e mobiliza forças de segurança de diversos municípios da região.

Imagem de câmera interna mostra assalto no Sicredi de Brasnorte (Vídeo: Reprodução)

Segundo a Polícia Militar, os criminosos estavam fortemente armados com fuzis, invadiram a unidade bancária e fizeram dois funcionários reféns durante a fuga. Ninguém ficou ferido. O primeiro refém foi libertado a cerca de 3 km da cidade e o segundo, aproximadamente 10 km depois

Operação em grande escala

A operação de cerco e bloqueio mobiliza equipes da Força Tática de municípios vizinhos, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Ciopaer, com apoio aéreo. Unidades de Sinop e Alta Floresta também estão integradas à força-tarefa, que atua em áreas urbanas, estradas e regiões de mata entre Brasnorte e Juína.

A caminhonete usada pelos criminosos foi encontrada abandonada na zona rural do município, a cerca de 12 km da cidade. A polícia acredita que os assaltantes tenham fugido a pé ou recebido apoio logístico para escapar da região após o abandono do veículo.

“Desde os primeiros momentos em que tomamos conhecimento dos fatos, a Polícia Civil mobilizou equipes de Tangará da Serra e Cuiabá para reforçar as diligências aqui na região de Campo Novo. De imediato, começamos a reunir informações que pudessem contribuir para a elucidação do caso. Até o momento, conseguimos recuperar o veículo utilizado na ação e agora seguimos em busca de elementos que levem à identificação e prisão dos criminosos”, afirmou o delegado de Brasnorte, Gilcimar Carvalho.

Delegado de Brasnorte, Gilcimar Carvalho, explica buscas pelos criminosos (Vídeo: Reprodução)

Apesar do impacto do ataque, ainda não foi confirmada a subtração de dinheiro ou outros bens da agência bancária. A agência permanece fechada para realização de perícia e reparos.

O que é o “novo cangaço”

A ação foi classificada como “novo cangaço”, modalidade criminosa caracterizada por assaltos violentos e bem articulados em cidades pequenas, geralmente no interior do país. Os grupos utilizam armamento pesado, fazem reféns, bloqueiam vias e intimidam moradores para dificultar a reação policial e garantir a fuga. O nome faz alusão ao cangaço do sertão nordestino, pela ousadia e violência das ações.

Posicionamento do Sicredi

Em nota, a cooperativa Sicredi Univales MT/RO confirmou que os dois reféns já foram libertados sem ferimentos e estão recebendo apoio psicológico e institucional. A agência ficará temporariamente fechada, com os atendimentos sendo direcionados aos canais digitais (site e aplicativo).

A instituição afirmou ainda que reforça continuamente os investimentos em segurança para proteger associados e colaboradores, e está colaborando com as investigações.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança!

  1. Vídeo: homem é morto a tiros no centro de Paranatinga

    Um homem identificado por Roberto Carlos Akira Matsuyuki, de 37 anos, foi...

  2. Idoso caminha com os dois cães pelas ruas pouco antes do ataque aos gatos de rua. - Foto: Reprodução/Instagram

    Cães escapam de tutor durante passeio e matam gato em Cuiabá; veja vídeo

    Vídeo mostra cães atacando gatos de rua enquanto tutor não consegue controlá-los....

  3. UFMT é alvo de críticas. (Foto: Reprodução)

    Após casos de violência, UFMT cria sala de apoio para acolher vítimas

    A Universidade Federal de Mato Grosso passou a oferecer um espaço exclusivo...

  4. Alunas ficam feridas em acidente entre ônibus escolar e caminhão na BR-163

    Três alunas de 12,13 e 15 anos ficaram feridas em um acidente...