Em seis meses, 307 animais “visitaram” residências em Campo Grande

Saiba em qual número ligar quando se deparar com um animal silvestre em casa

De janeiro a junho deste ano, 307 animais foram resgatados em pleno perímetro urbano de Campo Grande, conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental). Do total, 176 animais estavam em boas condições e 131, feridos.

Design sem nome 7
Policia militar ambiental resgatando gambá. (Foto: Bruno Rezende)

As aves foram maioria, correspondendo a 59% dos casos, seguidas por mamíferos (24%) e répteis (17%). Segundo a PMA, em seis meses foram registradas 559 ocorrências do tipo, mas, em cerca de 20% dos casos, os animais não precisaram ser capturados.

A quem recorrer?

Deparar-se com animais silvestres não é uma raridade em Campo Grande, dada a proximidade da capital com reservas florestais, rios e córregos. Por isso, é importante saber a quem recorrer. Basta acionar a PMA pelo seguinte contato: (67) 9 9984-5013.

Quando é necessária a captura

Ainda conforme a PMA, é importante entrar em contato com a instituição, pois nem sempre o procedimento adequado será a captura. Muitas vezes, a melhor opção é deixar que o animal siga seu caminho, sem qualquer interferência em sua rotina. Eles saem em busca de alimento e, em alguns casos, o levam também para seus filhotes, em ninhos que podem estar por perto.

O envio de equipe da PMA para a captura ocorre, na maioria dos casos, quando o animal está machucado e precisa de tratamento, ou se oferece riscos às pessoas — ou até a si próprio — por estar preso em algum local, gerando pânico.

É o caso das cobras, por exemplo. No Residencial Búzios, uma jiboia de dois metros estava escondida no quintal entre as folhagens, quando a equipe fez o resgate com sucesso. Assista abaixo.

Resgate de jiboia em Campo Grande. (Vídeo: PMA)

Se estiver ferido, a PMA encaminha o animal ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para o devido tratamento.

Animal silvestre não é pet

A PMA esclarece que os animais silvestres não podem ser tratados como pets. Muitas vezes, ao encontrá-los nas ruas ou vê-los feridos, as pessoas querem pegá-los e até fazer carinho. Não pode. O ato de alimentar esses animais, inclusive, é considerado crime.

Caso sua residência esteja próxima a áreas de mata, a recomendação é evitar deixar rações espalhadas ou alimentos pelo quintal, pois isso pode atrair animais silvestres.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança!

  1. Piloto morre após queda de avião agrícola em lavoura de Campo Novo do Parecis

    Um piloto, ainda não identificado, morreu durante uma queda de aeronave em...

  2. Acidente em Cuiabá e VG terminam com distribuidora destruída e poste derrubado

    Dois acidentes registrados na madrugada deste sábado (8), causaram estragos em Cuiabá...

  3. Homem sofre disparo acidental e fica ferido durante caça em Alta Floresta

    Um Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), de 62 anos, ficou ferido...

  4. Três são presos após cadáver ser encontrado enterrado no quintal em Água Boa

    O cadáver de Ronair Tavares da Silva, de 29 anos, foi encontrado...

  5. Granada explosiva e drogas apreendidas no local. (Foto: Divulgação/PMMS Ponta Porã)

    Batida da PM encontra granada e 400 kg de droga em Ponta Porã

    Uma granada e mais de 400 kg de drogas foram apreendidas durante...