Ministério da Saúde confirma mortes de indígenas por envenenamento

A identidade e a quantidade de vítimas não foram informadas até o momento

O Ministério da Saúde, por meio de nota, confirmou a morte de indígenas que estavam em atendimento na enfermaria da Casai (Casa de Saúde Indígena) de Campinápolis, a 656 km de Cuiabá, em 27 de julho. A identidade e a quantidade de vítimas não foram informadas até o momento.

Foto Xavante 2
Foto: Ilustrativa | Crédito: Agência Brasil

O caso foi denunciado pelo cacique da Aldeia Palmeira, Adalberto Omnhorowé Odzarana, do povo Xavante, nessa segunda-feira (7). A Polícia Civil confirmou o registro da denúncia por envenenamento de água potável, mas por envolver indígenas e ter ocorrido dentro de uma unidade federal, o caso foi encaminhado à Polícia Federal.

A Polícia Federal foi procurada pela redação, mas não houve retorno.

Leia mais

  1. Cacique de MT denuncia envenenamento após esposa e mais 7 pessoas passarem mal

O que diz o cacique

Segundo o cacique, o caso ocorreu em 27 de julho. Ele e a esposa estavam sendo atendidos na unidade de saúde quando a enfermeira de plantão entregou um comprimido e um copo com água para sua esposa.

Ela sentiu um cheiro forte de água sanitária e questionou a enfermeira se era veneno. Depois, ela levou o restante do líquido para o marido, que também sentiu o cheiro de água sanitária.  

O cacique afirma ter dado o copo com a água para o técnico de enfermagem do local e pediu para ele beber. Porém, segundo o cacique, o profissional cheirou o líquido, disse que era água sanitária e jogou fora.  

Outras sete mulheres beberam o líquido e todas passaram mal, sentindo dores abdominais e vômitos.  

Adalberto afirmou que duas pacientes foram encaminhadas para o Hospital Municipal e, depois, para o Hospital Regional de Água Boa.

Uma delas era gestante e teria perdido o bebê. A outra era uma idosa, que foi encaminhada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após ter bebido o líquido.

O líder indígena ressaltou que a sua mulher sente dores abdominais e tem dificuldade para se alimentar até hoje. 

A redação entrou em contato com a SES (Secretaria Estadual de Saúde) que informou que o Hospital Regional de Água Boa é gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região.

Já o hospital informou que não tem informações sobre o caso.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança!

  1. Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morreu após ser jogada de aproximadamente 40 metros durante uma atividade de rope jump. - Foto: Reprodução/Instagram

    Jovem que morreu em rope jump publicou passeio minutos antes

    Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, morreu após ser lançada...

  2. Agnaldo produzia móveis planejados quando foi atingido por placas de MDF

    Empresário morre esmagado por 10 placas de MDF em Dourados

    Agnaldo Eurico, de 47 anos, morreu na tarde de sexta-feira (12) após...

  3. Joao Vitor Lopes

    Motociclista morre após bater contra poste em Barra do Garças

    Um motociclista morreu após bater a moto que conduzia contra um poste...

  4. Fiscalização em academias de Rondonópolis. - Vídeo: Procon

    Fiscalização do Procon aponta irregularidades em todas as academias de Rondonópolis

    Fiscalização do Procon e CREF encontrou irregularidades em 32 academias de Rondonópolis;...