Parque Serra Azul é fechado após incêndio florestal em Barra do Garças
Incêndio florestal atinge principal atração turística de Barra do Garças e força interdição
Um incêndio florestal atingiu o Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças, e levou a direção a interditar a área por tempo indeterminado. A informações foi confirmada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) .
O fogo começou nesta quarta-feira (03) e está avançando pela serra. Moradores da região estão preocupados de que o incêndio se alastre ainda mais já que o Corpo de Bombeiros ainda não chegou ao local.

Em nota, a Sema afirma que equipes estão sendo deslocadas para a região a fim de reforçar o combate às chamas.
A gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner, afirma que o fogo teve origem criminosa e pede a conscientização da população no sentido de evitar novas ocorrência.
“Estamos em combate a um incêndio criminoso colocado nessa madrugada. Agradecemos aos voluntários que têm se colocado à disposição, mas, neste momento, o principal é que as pessoas ajudem a evitar novos focos. Se alguém vir fogo em folhas, lixo, beira de estrada ou terrenos baldios, denuncie. Esse é o melhor apoio que pode ser dado ao nosso Parque Serra Azul” destacou.
Ela orienta que registros de foco de incêndio no Parque podem ser feitos pelo WhatsApp (66) 99247-9670, que funciona 24 horas. Já em casos de incêndios criminosos fora da extensão do Serra Azul, a Polícia Militar, através do 190, deve ser acionada.
“Seja um voluntário do parque, ajudando a cuidar dele todos os dias e nos auxiliando para que não tenhamos mais focos” completou.
Acompanhamento via satélite
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) informou que atua no combate ao incêndio desde o início da manhã desta quinta-feira (4).
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) realiza o monitoramento por meio de imagens de satélite, para subsidiar estratégias e reforçar as ações de combate em campo.
Apoio do município
A Prefeitura de Barra do Garças mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil para auxiliar no combate ao incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra Azul (PESA). A ação atende determinação do prefeito Adilson Gonçalves, que solicitou apoio imediato às forças de segurança e órgãos ambientais envolvidos na operação.
O Parque da Serra Azul é considerado patrimônio natural, histórico e turístico da cidade, e os danos causados pelas chamas preocupam autoridades e moradores. “Quando eventos como esse acontecem, ferem cada cidadão barragarcense, e com a Administração não é diferente”, destacou a nota da gestão municipal.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), foram enviados brigadistas equipados com um veículo de combate com bomba d’água pressurizada e canhão direcionador de jato, além de sopradores, bombas costais e suprimentos para alimentação de todos os combatentes.
A operação conta com a integração de Bombeiros Militares, Exército, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), brigadistas e a própria gerência do PESA. O objetivo é controlar as chamas o mais rápido possível para reduzir os impactos ambientais e evitar riscos à saúde da população.
A Administração municipal reforçou que seguirá acompanhando os trabalhos até a contenção total do incêndio.
Leia mais
Mais lidas - 1 Piloto morre após queda de avião agrícola em lavoura de Campo Novo do Parecis
- 2 Menina pula de moto e escapa de sequestro em Primavera do Leste; veja vídeos
- 3 Homem é baleado e casas são alvejadas na madrugada em Campo Grande
- 4 Casal morre em batida com caminhão carregado de madeira em Santo Antônio do Leste
- 5 Motorista morre após bater na traseira de carreta em Lucas do Rio Verde
- 1 Piloto morre após queda de avião agrícola em lavoura de Campo Novo do Parecis
- 2 Menina pula de moto e escapa de sequestro em Primavera do Leste; veja vídeos
- 3 Homem é baleado e casas são alvejadas na madrugada em Campo Grande
- 4 Casal morre em batida com caminhão carregado de madeira em Santo Antônio do Leste
- 5 Motorista morre após bater na traseira de carreta em Lucas do Rio Verde





