Policial penal cobrava R$ 2,5 mil por celular em presídio e é condenado

Acusado deve responder em liberdade até o trânsito em julgado do processo. Ele chegou a ser alvo da Operação Infiltrados, no ano passado.

Um policial penal foi condenado a 11 anos de prisão nessa quinta-feira (9) por cobrar cerca de R$ 2,5 mil por cada celular que levava para dentro da cadeia pública de Tangará da Serra (MT). A decisão foi assinada pelo juiz Ricardo Frazon Menegucci, da 1ª Vara Criminal da cidade. Josiel Alves da Silva Ferreira vai responder em liberdade até o trânsito em julgado do caso.

Ele também perdeu o porte de arma e o cargo público que exercia.

Policial condenado
Esquema envolvia entrada de celulares que facilitariam comunicação de facções – Foto: Reprodução

O policial foi preso no ano passado durante a Operação Infiltrados. A investigação da Polícia Civil apontou que o agente usava o cargo público para levar drogas e celulares dentro do presídio.

No processo, a defesa alegou que as imagens de câmeras de segurança não comprovaram o ilícito e que a denúncia do Ministério Público do estado (MPMT) não individualizou a conduta, e defendeu a inépcia da acusação. Essa alegação foi rejeitada pela Justiça.

“Assim, não se verifica qualquer prejuízo à defesa, tampouco violação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa”, diz trecho da decisão.

Diante disso, o juiz ainda ressaltou a credibilidade dos depoimentos e das imagens das câmeras de segurança.

“As declarações prestadas mostram-se coerentes entre si e em harmonia com os demais elementos probatórios constantes dos autos, notadamente as imagens do sistema de monitoramento e as circunstâncias da apreensão, não havendo qualquer elemento concreto que macule sua credibilidade”, diz.

Delegado Igor Sasaki disse que condenação é importante para coibir crimes nas unidades prisionais

Antes da operação no ano passado, o policial penal chegou a ser monitorado pela Polícia Civil e foi flagrado recebendo uma sacola de um recém-egresso do sistema penitenciário, que continha vários celulares embalados e que seriam entregues dentro do presídio.

O delegado responsável pela investigação Igor Sasaki disse que a condenação do acusado serve para reforçar a ordem pública. “É uma resposta importante para a segurança pública. Nós sabemos que dentro dos presídios têm lideranças das facções que dão ordens de crimes graves no extramuros, como homicídios e tráfico”, afirma.

A reportagem entrou em contato com a defesa do acusado e com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança!

  1. adolescente fio 2 1

    Fio de telefonia atinge pescoço de adolescente em bicicleta em Campo Grande

    Um adolescente de 13 anos foi derrubado da bicicleta após ser atingido...

  2. Caminhonete ficou completamente destruída com o incêndio. - Foto: Leandro Agostini

    Caminhonete pega fogo em avenida de Cuiabá; veja vídeo

    Caminhonete da Expresso Juína pegou fogo em Cuiabá e chamas atingiram carro...

  3. homem fingiu cancer rifa delegacia

    Suspeito de inventar câncer e doença da filha para enganar mulheres é preso em Cuiabá

    Homem foi preso em Cuiabá suspeito de aplicar golpes fingindo ter câncer...

  4. eletrônicos

    Fiscalização lota caminhão com eletrônicos apreendidos em lojas de Campo Grande

    Os eletrônicos apreendidos, com suspeita de falsificação, lotaram um caminhão-baú utilizado na...