UPAs e hospitais de Cuiabá passam a ter botão do pânico para casos de agressão
Sistema conectado à polícia permite acionamento imediato em situações de ameaça e violência contra profissionais da saúde.
A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta sexta-feira (15) um sistema de botão do pânico para reforçar a segurança em UPAs e hospitais municipais da capital. A ferramenta permite o acionamento imediato das forças de segurança em casos de agressão, ameaças e outras situações de risco dentro das unidades de saúde.
O programa, chamado Vigia Mais Saúde, foi apresentado na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e conecta as unidades diretamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Segundo a prefeitura, o sistema utiliza botão do pânico físico, acionamento virtual por aplicativo e até comando de voz por palavra-chave cadastrada. Após o disparo, o alerta chega ao CIOSP em cerca de cinco segundos e é tratado como ocorrência de prioridade máxima.
Além do chamado imediato, a plataforma informa qual profissional acionou o sistema, em qual unidade ele está e a localização exata em tempo real, permitindo resposta mais rápida das equipes policiais.
Onde o sistema foi instalado
A implantação começou nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá:
UPA Sul (Pascoal Ramos);
UPA Norte (Morada do Ouro);
UPA Leste (Jardim Leblon);
UPA Oeste (Verdão).
O sistema também foi instalado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital São Benedito, Policlínica do Pedra 90 e Centro Médico Infantil (CMI).
Ao todo, 106 profissionais já foram cadastrados na plataforma.
Segundo a prefeitura, o programa também está integrado às câmeras do Vigia Mais MT, permitindo monitoramento em tempo real das ocorrências dentro das unidades de saúde.
Leia mais
Mais lidas - 1 Três pessoas morrem em acidente entre carro e moto na MT-240
- 2 Dois morrem após colisão entre caminhão e carro na BR-163 em Juti
- 3 Empresário morre em acidente com moto de alta cilindrada na BR-163
- 4 Após 30 mergulhos de socorristas, corpo de jovem afogado é encontrado no Teles Pires
- 5 Empresária que virou referência no Coophasul morre após passar mal em festa
- 1 Três pessoas morrem em acidente entre carro e moto na MT-240
- 2 Dois morrem após colisão entre caminhão e carro na BR-163 em Juti
- 3 Empresário morre em acidente com moto de alta cilindrada na BR-163
- 4 Após 30 mergulhos de socorristas, corpo de jovem afogado é encontrado no Teles Pires
- 5 Empresária que virou referência no Coophasul morre após passar mal em festa
Comentários (1)
Maís e pró cidadão quê vai até a UPA e é maltratado pelo agente público vai ter um botão prá ele também porquê todo mundo que usa uma unidade pública de saúde sabe que os servidores quê alí trabalha são todos mau educados e não sabem atender a população que na maioria são idosos uma moeda com um lado só né aí fica fácil