UPAs e hospitais de Cuiabá passam a ter botão do pânico para casos de agressão

Sistema conectado à polícia permite acionamento imediato em situações de ameaça e violência contra profissionais da saúde.

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta sexta-feira (15) um sistema de botão do pânico para reforçar a segurança em UPAs e hospitais municipais da capital. A ferramenta permite o acionamento imediato das forças de segurança em casos de agressão, ameaças e outras situações de risco dentro das unidades de saúde.

O programa, chamado Vigia Mais Saúde, foi apresentado na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso e conecta as unidades diretamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

UPA Leblon Sescom Cuiaba
UPA Jardim Leblon. – Foto: Secom/Prefeitura de Várzea Grande

Segundo a prefeitura, o sistema utiliza botão do pânico físico, acionamento virtual por aplicativo e até comando de voz por palavra-chave cadastrada. Após o disparo, o alerta chega ao CIOSP em cerca de cinco segundos e é tratado como ocorrência de prioridade máxima.

Além do chamado imediato, a plataforma informa qual profissional acionou o sistema, em qual unidade ele está e a localização exata em tempo real, permitindo resposta mais rápida das equipes policiais.

Onde o sistema foi instalado

A implantação começou nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá:

UPA Sul (Pascoal Ramos);
UPA Norte (Morada do Ouro);
UPA Leste (Jardim Leblon);
UPA Oeste (Verdão).

O sistema também foi instalado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital São Benedito, Policlínica do Pedra 90 e Centro Médico Infantil (CMI).

Ao todo, 106 profissionais já foram cadastrados na plataforma.

Segundo a prefeitura, o programa também está integrado às câmeras do Vigia Mais MT, permitindo monitoramento em tempo real das ocorrências dentro das unidades de saúde.

Leia mais

  1. ‘Boom’ imobiliário: Várzea Grande aprova 20 novos condomínios em um ano

  2. Governador sanciona lei que congela Fethab até o fim de 2026

  3. Ministro da Educação inaugura bloco de agronomia do IFMT

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Comentários (1)

  • Rogério campos marconcini

    Maís e pró cidadão quê vai até a UPA e é maltratado pelo agente público vai ter um botão prá ele também porquê todo mundo que usa uma unidade pública de saúde sabe que os servidores quê alí trabalha são todos mau educados e não sabem atender a população que na maioria são idosos uma moeda com um lado só né aí fica fácil

Leia também em Segurança!

  1. apreensao drogas novamutum pm

    Dupla é detida e leva policiais até depósito de drogas como maconha, cocaína e ecstasy em MT

    Dois suspeitos foram detidos em Nova Mutum e indicaram um imóvel usado...

  2. Design sem nome 63

    Empresária que virou referência no Coophasul morre após passar mal em festa

    Aos 38 anos, a empresária Renata Santos dos Anjos, que construiu história...

  3. viatura pm matogrosso

    Acusado de roubar e abusar sexualmente de idosa acaba morto durante confronto com policiais em MT

    Suspeito de roubar, manter idosa em cárcere privado e abusá-la sexualmente morre...

  4. Design sem nome 54

    Dupla em moto atira e mata casal no meio da rua em MS

    Duas pessoas foram mortas a tiros, na madrugada deste domingo (7), em...

  5. Acidente empresário motociclista Sorriso. - Foto: Beatriz Schaffer

    Empresário morre em acidente com moto de alta cilindrada na BR-163

    Empresário de Sorriso morreu após perder o controle de uma moto de...