Projeto de iluminação da TVCA conquista 1º lugar no Prêmio O Setor Elétrico
A tecnologia desenvolvida na redação da TVCA se tornou uma referência para a criação de novos estúdios de imagem na capital de Mato Grosso.
O projeto de iluminação do estúdio da TV Centro América, em Cuiabá, conquistou o primeiro lugar no Prêmio O Setor Elétrico (OSE), voltado a reconhecer iniciativas de destaque no segmento. A tecnologia de iluminação, que abrange também a redação da emissora, foi desenvolvida pelo setor de Engenharia e Tecnologia da TVCA em parceria com a empresa Sonare Engenharia.
O evento de premiação foi realizado nessa terça-feira (30), em Cuiabá.

O Prêmio O Setor Elétrico (OSE), promovido pela empresa de mesmo nome, percorre anualmente diversas capitais brasileiras levando informações e novidades do segmento, e foi aberto a profissionais e empresas do setor elétrico que puderam concorrer em diversas categorias.
O projeto premiado
No caso da TV Centro América, o projeto inscrito foi o “Luminotécnico”, que tratou a iluminação do novo do estúdio para apresentação dos telejornais da emissora.
Dentro da emissora o projeto foi encabeçado pelo engenheiro eletricista e supervisor técnico Leidson Bezerra, sob a supervisão do diretor de Engenharia e Tecnologia, Luis Botelho.
Ousado e inovador, o projeto foi criado com o desafio de substituir uma tecnologia de iluminação antiga e já defasada no que diz respeito a estúdios de imagem. Com o novo sistema de painéis de LED é possível fazer ajustes da intensidade da luminosidade do ambiente e ter melhor controle nos detalhes e cores cênicas, podendo balancear de acordo com a hora do dia.
A tecnologia também permite criar cenários diferentes de acordo com o tema tratado em cada programa exibido ou gravado no estúdio.
O sistema também proporciona mais eficiência energética, alinhada a novos conceitos de sustentabilidade, além proporcionar mais contraste, nitidez e fidelidade ao vídeo.
A tecnologia usada anteriormente continha lâmpadas halógenas com baixa eficiência energética, alto custo de manutenção, somente com ajuste padrão da iluminação, o que dificultava riqueza de detalhes e menos fidelidade à imagem.
A tecnologia premiada se tornou uma referência para a criação de novos estúdios de imagem na capital de Mato Grosso.

Para Leidson Bezerra, a premiação é motivo de reconhecimento e valorização dos trabalhos e profissionais que visam o desenvolvimento de novas tecnologias e modernidade à Rede Matogrossense de Comunicação (RMC).
“Nos sentimos honrados em conquistar o 1º lugar no Prêmio O Setor Elétrico, categoria Projeto Luminotécnica. Não se trata de um trabalho isolado, mas coletivo, que traz impacto e inovação. Sou grato à equipe e a todos os parceiros que tornaram este projeto possível e reconhecido entre tantos projetos fantásticos finalistas do Mato Grosso”, comentou.
Para Luis Botelho, o prêmio é de grande importância para a equipe de Engenharia e Tecnologia, pois representa o reconhecimento de um trabalho contínuo e dedicado ao foco em inovação.
“Temos investido esforços em energia limpa, fontes renováveis e no uso de recursos avançados em uma Redação Integrada. Este diferencial nos nossos programas proporciona maior interatividade, como telas touch, links ao vivo e a criação de um ecossistema robusto para a geração de conteúdo confiável e de alta qualidade”, afirmou.
O projeto da TVCA concorreu com outros finalista que foram:
- Projeto luminotécnico Praça Dom Wunibaldo – Chapada dos Guimarães
- Projeto luminotécnico Parque Novo Mato Grosso – Cuiabá
- Projeto de iluminação pública MT-251 – Cuiabá
- Projeto de iluminação pública MT-040 – Cuiabá

Prêmio O Setor Elétrico
Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade e segurança da engenharia elétrica, foi criado, em 2018, o Prêmio O Setor Elétrico.
Realizado sempre na véspera de cada edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), a premiação é dividida em cinco categorias:
- Inovação Tecnológica;
- Instalações Elétricas;
- Projeto Luminotécnico;
- Pesquisa & Desenvolvimento;
- Energias Renováveis.
A proposta do Prêmio é incentivar o respeito às normas técnicas e ao desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes para as instalações brasileiras. A avaliação dos projetos é feita por um grupo de jurados reconhecidos no segmento, e a premiação se destina, entre outros públicos, a universidades, concessionárias de energia, centros de pesquisa, instalações elétricas comerciais e industriais, grandes indústrias, empresas de engenharia, consultorias e projetos locais.
Leia mais
Mais lidas - 1 Padre morre após ser brutalmente atacado por assaltante em MS
- 2 Cidades de MS podem ser atingidas por tempestade com ventos acima dos 100 km/h
- 3 “Branca de Neve” morre em confronto com a PM na fronteira com o Paraguai
- 4 Frente fria avança e domingo pode ser de temporal em MS
- 5 Mãe é presa suspeita de atirar em filha durante discussão em Cocalinho
- 1 Padre morre após ser brutalmente atacado por assaltante em MS
- 2 Cidades de MS podem ser atingidas por tempestade com ventos acima dos 100 km/h
- 3 “Branca de Neve” morre em confronto com a PM na fronteira com o Paraguai
- 4 Frente fria avança e domingo pode ser de temporal em MS
- 5 Mãe é presa suspeita de atirar em filha durante discussão em Cocalinho




