Projeto de iluminação da TVCA conquista 1º lugar no Prêmio O Setor Elétrico

A tecnologia desenvolvida na redação da TVCA se tornou uma referência para a criação de novos estúdios de imagem na capital de Mato Grosso.

O projeto de iluminação do estúdio da TV Centro América, em Cuiabá, conquistou o primeiro lugar no Prêmio O Setor Elétrico (OSE), voltado a reconhecer iniciativas de destaque no segmento. A tecnologia de iluminação, que abrange também a redação da emissora, foi desenvolvida pelo setor de Engenharia e Tecnologia da TVCA em parceria com a empresa Sonare Engenharia.

O evento de premiação foi realizado nessa terça-feira (30), em Cuiabá.

premio engenharia TVCA
Representantes da TVCA e parceiros do projeto na cerimônia de premiação. (Foto: Stephanei Oliveira)

O Prêmio O Setor Elétrico (OSE), promovido pela empresa de mesmo nome, percorre anualmente diversas capitais brasileiras levando informações e novidades do segmento, e foi aberto a profissionais e empresas do setor elétrico que puderam concorrer em diversas categorias.

O projeto premiado

No caso da TV Centro América, o projeto inscrito foi o “Luminotécnico”, que tratou a iluminação do novo do estúdio para apresentação dos telejornais da emissora.

Dentro da emissora o projeto foi encabeçado pelo engenheiro eletricista e supervisor técnico Leidson Bezerra, sob a supervisão do diretor de Engenharia e Tecnologia, Luis Botelho.

Ousado e inovador, o projeto foi criado com o desafio de substituir uma tecnologia de iluminação antiga e já defasada no que diz respeito a estúdios de imagem. Com o novo sistema de painéis de LED é possível fazer ajustes da intensidade da luminosidade do ambiente e ter melhor controle nos detalhes e cores cênicas, podendo balancear de acordo com a hora do dia.

A tecnologia também permite criar cenários diferentes de acordo com o tema tratado em cada programa exibido ou gravado no estúdio.

O sistema também proporciona mais eficiência energética, alinhada a novos conceitos de sustentabilidade, além proporcionar mais contraste, nitidez e fidelidade ao vídeo.

A tecnologia usada anteriormente continha lâmpadas halógenas com baixa eficiência energética, alto custo de manutenção, somente com ajuste padrão da iluminação, o que dificultava riqueza de detalhes e menos fidelidade à imagem.

A tecnologia premiada se tornou uma referência para a criação de novos estúdios de imagem na capital de Mato Grosso.

Leidson e Botelho
Leidson Bezerra e o diretor de Tecnologia da RMC, Luis Botelho. (Foto: Stephanei Oliveira)

Para Leidson Bezerra, a premiação é motivo de reconhecimento e valorização dos trabalhos e profissionais que visam o desenvolvimento de novas tecnologias e modernidade à Rede Matogrossense de Comunicação (RMC).

“Nos sentimos honrados em conquistar o 1º lugar no Prêmio O Setor Elétrico, categoria Projeto Luminotécnica. Não se trata de um trabalho isolado, mas coletivo, que traz impacto e inovação. Sou grato à equipe e a todos os parceiros que tornaram este projeto possível e reconhecido entre tantos projetos fantásticos finalistas do Mato Grosso”, comentou.

Para Luis Botelho, o prêmio é de grande importância para a equipe de Engenharia e Tecnologia, pois representa o reconhecimento de um trabalho contínuo e dedicado ao foco em inovação.

“Temos investido esforços em energia limpa, fontes renováveis e no uso de recursos avançados em uma Redação Integrada. Este diferencial nos nossos programas proporciona maior interatividade, como telas touch, links ao vivo e a criação de um ecossistema robusto para a geração de conteúdo confiável e de alta qualidade”, afirmou.

O projeto da TVCA concorreu com outros finalista que foram:

  • Projeto luminotécnico Praça Dom Wunibaldo – Chapada dos Guimarães
  • Projeto luminotécnico Parque Novo Mato Grosso – Cuiabá
  • Projeto de iluminação pública MT-251 – Cuiabá
  • Projeto de iluminação pública MT-040 – Cuiabá
trofeu premio tvca setor eletrico

Prêmio O Setor Elétrico

Com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e iniciativas que apresentem soluções inovadoras para o aprimoramento da qualidade e segurança da engenharia elétrica, foi criado, em 2018, o Prêmio O Setor Elétrico.

Realizado sempre na véspera de cada edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), a premiação é dividida em cinco categorias:

  • Inovação Tecnológica;
  • Instalações Elétricas;
  • Projeto Luminotécnico;
  • Pesquisa & Desenvolvimento;
  • Energias Renováveis. 

A proposta do Prêmio é incentivar o respeito às normas técnicas e ao desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e eficientes para as instalações brasileiras. A avaliação dos projetos é feita por um grupo de jurados reconhecidos no segmento, e a premiação se destina, entre outros públicos, a universidades, concessionárias de energia, centros de pesquisa, instalações elétricas comerciais e industriais, grandes indústrias, empresas de engenharia, consultorias e projetos locais.

Leia mais

  1. Entre colinas douradas e tradição: descubra os vinhedos lendários da Borgonha

  2. Lei cria marco legal à preservação e uso sustentável do Pantanal

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Tecnologia!

  1. Leapmotor inaugura em Campo Grande com tecnologia inédita no Brasil

    Marca chinesa de veículos elétricos chega a MS com operação do Grupo...

  2. Secretário de Turismo de Curvelândia e mulher morrem em acidente de carro na MT-250

    O Secretário de Curvelândia, Fernando da Silva Lisboa, morreu em um acidente...

  3. Recurso garante aos pais mais controle sobre o que os filhos fazem na ferramenta (Foto: Reprodução)

    Pais podem vigiar filhos no ChatGPT com novo recurso

    Novo recurso do ChatGPT dá aos pais poder para acompanhar filhos, controlar...

  4. download

    Pix fora do ar? Usuários relatam instabilidade em Campo Grande

    Clientes de bancos relatam instabilidade no PIX na tarde desta segunda-feira (25)...