Fim de semana terá calor e pancadas de chuvas em MT
Chuvas irregulares e altas temperaturas devem predominar no estado; especialista confirma que La Niña já influencia o clima na região.
Neste fim de semana, Mato Grosso viverá um cenário típico de primavera: calor, umidade e chuvas irregulares. O fluxo de umidade aliado ao calor deve manter instabilidades sobre o estado, com variações de intensidade e regiões mais atingidas.

☀️ Sábado (11)
- Pela manhã, as pancadas de chuva tendem a aparecer mais no norte, oeste e sudeste do estado, com cidades como Nova Xavantina e Primavera do Leste já sob risco de instabilidade.
Entre o final da manhã e início da tarde, as instabilidades se espalham e atingem grande parte do território mato-grossense.
- À noite, o risco de chuva se restringe ao norte, interior, nordeste e oeste, municípios como Sorriso e Confresa serão mais propensos.
Em Cuiabá, as temperaturas ficam entre 25 °C e 36 °C, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Domingo (12)
- A instabilidade segue concentrada no norte, interior e leste durante as manhãs.
- À tarde, a chuva tende a se espalhar para regiões adjacentes, atingindo ainda áreas central e oeste.
- O calor permanece forte, favorecendo a formação de nuvens carregadas e rajadas pontuais, mas espera-se que a chuva não seja generalizada.
Mesmo com chuvas pontuais, as altas temperaturas devem persistir em diferentes partes do estado ao longo do fim de semana.
🌀 Confirmação da La Niña e como fica o Centro-Oeste
A NOAA confirmou oficialmente o fenômeno La Niña 2025, descrevendo-o como de intensidade fraca, mas com probabilidade elevada de persistir até o verão de 2026. (Climatempo) Esse fenômeno influencia o regime de chuvas e temperaturas nas regiões do Brasil, inclusive no Centro-Oeste, embora seus impactos dependam também de outros fatores atmosféricos.
No contexto local, o efeito da La Niña tende a favorecer chuvas mais regulares em algumas regiões centrais, mas sem garantir garantia de uniformidade. Por isso, mesmo com o fenômeno atuando, a previsão para sábado e domingo indica chuvas irregulares e com distribuição desigual — justamente por conta das características regionais e dos sistemas locais de instabilidade.
Chuva de granizo em Cáceres
Recentemente, moradores de Cáceres foram surpreendidos por uma chuva de granizo nesta sexta-feira (10), fenômeno que despertou curiosidade e atenção para as condições atmosféricas locais, veja abaixo:
Esse tipo de precipitação está ligado a nuvens cumulonimbus muito desenvolvidas, em que o ar quente sobe rapidamente, as gotas congelam em altitude elevada e caem como pedras de gelo quando ficam pesadas demais para se manter suspensas.
O fato de ter ocorrido em meio ao calor serve como lembrete: mesmo em dias quentes, se houver um contraste forte de umidade e atmosfera instável, o granizo pode se formar, especialmente em regiões já sob influência de abundância de umidade.
Leia mais
Mais lidas - 1 Tornado em Campo Grande? Saiba se MS está na rota de fenômeno devastador
- 2 Cuiabá tem previsão de chuva e ventos fortes neste sábado
- 3 Domingo começa frio, mas termômetros devem bater 30°C em MS
- 4 Quinta começa com sol, mas temporais podem atingir MS até sábado
- 5 Sol predomina em MS, mas chuvas isoladas podem atingir cidades
- 1 Tornado em Campo Grande? Saiba se MS está na rota de fenômeno devastador
- 2 Cuiabá tem previsão de chuva e ventos fortes neste sábado
- 3 Domingo começa frio, mas termômetros devem bater 30°C em MS
- 4 Quinta começa com sol, mas temporais podem atingir MS até sábado
- 5 Sol predomina em MS, mas chuvas isoladas podem atingir cidades





