Queda de granizo deixa rastro de destruição em cidades de MS

Imagens são impressionantes; prefeituras se mobilizam para amenizar danos

Chuva forte causou estragos nas cidades de Deodápolis e Ivinhema neste sábado (16). A queda de granizo deixou imóveis destruídos, pessoas desabrigadas e árvores caídas. As imagens são impressionantes; assista abaixo.

Chuva com granizo em Ivinhema (Eduardo Vinícios)

A chuva, que persiste neste domingo (17), fez com que famílias fossem atendidas em Ivinhema. O prefeito, Juliano Ferro (PSDB), disse que recebeu ligação do governador do Estado, Eduardo Riedel (PP), oferecendo ajuda.

“O governador nos ligou mandando a gente ver os estragos, o que atingiu a população mais carente, para estar nos ajudando, via governo. Vamos tentar socorrer aqueles que estão em situações mais vulneráveis. Tentar fazer alguma coisa, porque os estragos foram muito grandes”.

granizo ivinhema
Queda de granizo em Deodapolis e Ivinhema (Foto: Susi Reginato e Eduardo Vinícios)

Deodápolis

O cenário não é muito diferente em Deodápolis. Para tentar amenizar a situação dos atingidos, a prefeitura da cidade organizou o atendimento à população. Por lá, 10 pessoas estão no abrigo na sede do Executivo e outras 23 são atendidas no distrito de Lagoa Bonita nesta tarde.

Granizo em Deodapolis (Vídeos: Susi Reginato e prefeitura de Deodapolis)

De acordo com o prefeito Jean Carlos Silva Gomes, o governo do Estado cedeu uma equipe da Defesa Civil e da Secretaria de Obras para auxiliar as vítimas e contabilizar os estragos. O telhado do hospital público da cidade cedeu e os pacientes foram transferidos para outra unidade de saúde.

“Outros pacientes que estavam aguardando vaga por conta de fraturas serão encaminhados para Dourados. O atendimento vai ser em um outro prédio, um prédio novo, mas é uma estrutura improvisada: é um posto de saúde que vai funcionar como hospital”, explicou à reportagem.

estrago deodapolis
Árvore caída e hospital alagado (Fotos: prefeitura de Deodapolis)

Outra medida foi atender os populares passando nas residências. Conforme Gomes, as equipes aproveitam para distribuir lona às famílias mais vulneráveis. “Muitas não têm nem condições de ficar dentro de casa; uma boa parte optou por se abrigar na casa de familiares e uma outra parte, por se abrigar nas escolas”.

Devido à situação, as aulas nas escolas e creches municipais estão suspensas nesta segunda-feira (18).

“Ao final do dia (deste domingo), nós vamos ter esse relatório de como está a estrutura da educação. Por ora, só ficam suspensas as aulas até segunda-feira, mas, se necessário, a gente vai suspender durante a semana para poder fazer os reparos.”

estrago deodapolis 1
População atingida sendo atendida (Foto: prefeitura de Deodapolis)

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.