Duplicação da BR-163 deve chegar ao anel rodoviário de Campo Grande

Em novembro, TCU deu parecer favorável à otimização do contrato de concessão da BR-163/MS

Mesmo com estudos técnicos indicando a necessidade de se construir um novo anel rodoviário da BR-163, em Campo Grande, a proposta que foi colocada na repactuação da concessão da rodovia traz que o atual contorno vai permanecer. Porém, estudo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevê que os 24,3 quilômetros do anel rodoviário serão duplicados.

BR-163/MS, trecho do atual anel rodoviário de Campo Grande (Foto: Domingos Lacerda)
BR-163/MS, trecho do atual anel rodoviário de Campo Grande (Foto: Domingos Lacerda)

Além da duplicação, estão previstas outras obras de melhorias como travessias, vias marginais, interseções, retornos, rotatórias alongadas e passarelas para pedestres. Mesmo assim, a proposta não agrada autoridades municipais, que defendem a retirada da BR-163 de dentro do perímetro urbano.

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A Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal de Campo Grande quer que o anel rodoviário se torne uma avenida.

“O fluxo de veículos nessa região é muito grande. São vários bairros populosos, inclusive alguns condomínios de luxo dessa região, que as pessoas utilizam dessa via para o seu deslocamento. Então é fundamental que nós tenhamos esse novo traçado, longe do atual traçado, e que esse anel viário se transforme em uma avenida perimetral, que vai fazer o fluxo entre esses bairros.”

Vereador Coronel Villasanti (União Brasil), presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito da Câmara Municipal de Campo Grande

A Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) defende que o ideal seria a construção do novo anel rodoviário, a três quilômetros do perímetro urbano, desviando o tráfego de veículos pesados.

“Pela proposta que veio para nós, não atende a cidade de Campo Grande. Por que que não atende? Porque apenas a duplicação da BR dentro do perímetro urbano não vai resolver para os munícipes de Campo Grande. Vai resolver o tráfego rodoviário, que aí vai facilitar muito com essa duplicação, mas para a transposição do lado leste para oeste e oeste para o leste, não vai resolver.”

Vera Bacchi, diretora adjunta da Planurb

Nos próximos debates, a Planurb deve apresentar outro estudo, que identificou pelo menos 14 pontos críticos ao longo do atual contorno rodoviário que precisam de intervenções ou readequações.

No entroncamento da BR-163 com a MS-040, por exemplo, a Planurb defende a construção de um viaduto, enquanto o estudo da ANTT prevê apenas a implantação de uma rotatória alongada em nível.

Mapa mostra intervenções necessárias no anel rodoviário de Campo Grande na BR-163/MS (Foto: Planurb)
Mapa mostra intervenções necessárias no anel rodoviário de Campo Grande na BR-163/MS (Foto: Planurb)

“Na próxima audiência pública nós vamos apresentar novamente nosso estudo. A grande preocupação é a segurança. É o local da 163 que mais tem acidentes.”

Vera Bacchi, diretora adjunta da Planurb

Dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apontam que, de 2023 até outubro deste ano, 18% das mortes da BR-163 em Mato Grosso do Sul foram registradas somente no anel rodoviário de Campo Grande.

Em novembro, o TCU (Tribunal de Contas da União) deu parecer favorável à otimização do contrato de concessão da BR-163/MS. Com isso, consulta pública deve ser aberta em breve pela ANTT para posterior publicação do edital, leilão do projeto e assinatura do termo aditivo.

Comentários (5)

  • José

    Isso tudo é uma vergonha, duplicação era pra ser entregue em 2017, até agora só conversa e enrolação…mais uma voz estarmos perdendo para Mato Grosso, lá a coisa andou na marra, e tomaram a concessão mesmo com grande parte duplicada.

  • Alcenair Nobre Costa

    Concordo com o José. Os políticos de MS não tem força. MT fez muito mais. Goiás muito mais e MS a passos de tartaruga.

  • Eloisio Guimarães Santiago

    Culpa dos políticos do MS , nunca fizeram nada, aliás são mediocres já era para estar duplicada a muito tempo.

  • Aldo Vanio Teixeira

    Onde passar o novo anel,a especulação imobiliária vai junto. Mais loteamentos,mais cruzamento perigoso,mais morte! Então melhor duplicar logo essa daí, e ponto final!

  • Paulenir

    VERGONHA!… capital com quase 1 milhão de habitantes e progresso pujante, ainda não ter mergulhões, viadutos, passarelas e duplicações nas principais vias e rodoaneis!
    ?☝?

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