Governo assina contrato para construção da 1ª ferrovia estadual de MT

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou contrato nesta segunda-feira (20) com a Rumo S/A para a construção e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. Serão 730 km de linha férrea interligando Rondonópolis a Cuiabá, e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se também à malha ferroviária nacional, em direção ao […]

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou contrato nesta segunda-feira (20) com a Rumo S/A para a construção e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso. Serão 730 km de linha férrea interligando Rondonópolis a Cuiabá, e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se também à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). 

A solenidade de assinatura foi realizada durante a manhã no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. À tarde, Mendes segue para Nova Mutum e depois, para Lucas do Rio Verde, também para eventos de assinatura.

Governador assina contrato da primeira ferrovia estadual
Governador Mauro Mendes (DEM) assina contrato da primeira ferrovia estadual de MT. Foto: Mayke Toscano

O projeto prevê investimentos de R$ 11,2 bilhões na construção da ferrovia. O início das obras está previsto para 2022 e seu andamento terá fiscalização da Ager (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados). Estudos realizados pela Rumo Logística indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da obra.

A implantação da linha férrea vai permitir a interligação dos modais rodoviário e ferroviário no estado e melhorar a logística, especialmente nas regiões produtoras de Mato Grosso, como o Médio-Norte, afirma o governo do estado. 

Segundo a Rumo S/A, o processo ambiental foi iniciado no Ibama e foram quase dois anos de estudos ambientais até o licenciamento, previsto para 2022. A empresa afirma que foram mais de 2.500 estudos para garantir que a obra não chegasse a áreas de proteção ambiental e reservas indígenas. 

A previsão é que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento no ano de 2025. Já a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deve iniciar em 2028. 

Após a implantação, a Rumo Logística ficará autorizada a explorar a ferrovia por 45 anos. A infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra companhia de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no estado.

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