Venda de veículos novos cresce 15,3% e alcança marca histórica no Brasil

Com mais de 2,2 milhões de unidades comercializadas até maio, resultado é o segundo melhor para o período desde 2011, segundo a Fenabrave.

O mercado automotivo brasileiro registrou a venda de 2.226.984 veículos novos entre janeiro e maio de 2026, alcançando o segundo melhor resultado para o período desde 2011. O volume representa um crescimento de 15,3% em relação aos cinco primeiros meses de 2025.

carronaavenida
O emplacamentos de veículos também manteve uma trajetória positiva em maio, com crescimento acumulado é de 15,4% – Foto: Agência Brasil

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que contabiliza os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários novos.

Segundo a entidade, o desempenho do setor foi impulsionado pela expansão de diferentes segmentos, com destaque para os veículos eletrificados, que seguem ganhando espaço no mercado brasileiro.

Programa Carro Sustentável impulsiona vendas

A Fenabrave também destacou os efeitos do Programa Carro Sustentável, iniciativa do governo federal voltada ao estímulo da comercialização de veículos com menor impacto ambiental.

De acordo com a federação, os modelos incluídos no programa registraram aumento de 31,4% nas vendas após a implementação da medida. O levantamento compara o período entre 11 de julho de 2025 e 31 de maio de 2026 com o intervalo de 11 de julho de 2024 a 31 de maio de 2025, antes da entrada em vigor do programa.

Elétricos lideram crescimento

Os maiores avanços nas vendas foram observados entre os veículos híbridos e elétricos. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2026, os automóveis e comerciais leves híbridos somaram 121.110 unidades comercializadas, frente a 68.056 registradas no mesmo período do ano passado. O resultado representa uma alta de 77,9%.

Já os veículos elétricos puros apresentaram o crescimento mais expressivo. Foram 69.347 unidades vendidas entre janeiro e maio deste ano, ante 24.635 no mesmo intervalo de 2025, um avanço de 181,5%.

Considerando apenas o mês de maio, o desempenho dos elétricos foi ainda mais acelerado. As vendas da categoria cresceram 201,3% na comparação com maio do ano passado, reforçando a tendência de expansão da participação dos veículos de baixa emissão no mercado nacional.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais

  1. Motorista de aplicativo e passageiras ficam feridos em acidente na BR-163

  2. Preso com 200 perfumes importados sem notas fiscais, motorista diz que ajudava amigo

  3. Vai tirar a CNH? Exame toxicológico passa a ser obrigatório para carros e motos

Leia também em Transportes!

  1. onibus

    Cuiabá amplia desembarque fora do ponto para mais passageiros

    Parada Segura é ampliada em Cuiabá e passa a atender idosos, pessoas...

  2. Trilhos que compõem a Malha Oeste em Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcus Vinnicius)

    Ferrovia Malha Oeste tem plano de outorga aprovado e concessão segue para TCU

    O plano de outorga da Malha Oeste foi aprovado pelo Ministério dos...

  3. intervenção

    Consórcio rebate relatório e diz que intervenção no transporte seria "precipitada"

    A empresa rebateu alguns dos principais pontos levantados no relatório que pede...

  4. Ônibus gerenciados pelo Consórcio Guaicurus em Campo Grande (Foto: TV Morena)

    Comissão recomenda intervenção da Prefeitura no transporte público de Campo Grande

    A Comissão Especial criada para apurar possíveis irregularidades no contrato do transporte...

  5. Embarcação navegando na Hidrovia do Rio Paraguai (Foto: Ministério dos Portos e Aeroportos)

    Hidrovia do Rio Paraguai divide opiniões entre setor produtivo e ambientalistas

    Edital de concessão da hidrovia do Rio Paraguai deve sair até 2027,...