Venda de veículos novos cresce 15,3% e alcança marca histórica no Brasil
Com mais de 2,2 milhões de unidades comercializadas até maio, resultado é o segundo melhor para o período desde 2011, segundo a Fenabrave.
O mercado automotivo brasileiro registrou a venda de 2.226.984 veículos novos entre janeiro e maio de 2026, alcançando o segundo melhor resultado para o período desde 2011. O volume representa um crescimento de 15,3% em relação aos cinco primeiros meses de 2025.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que contabiliza os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários novos.
Segundo a entidade, o desempenho do setor foi impulsionado pela expansão de diferentes segmentos, com destaque para os veículos eletrificados, que seguem ganhando espaço no mercado brasileiro.
Programa Carro Sustentável impulsiona vendas
A Fenabrave também destacou os efeitos do Programa Carro Sustentável, iniciativa do governo federal voltada ao estímulo da comercialização de veículos com menor impacto ambiental.
De acordo com a federação, os modelos incluídos no programa registraram aumento de 31,4% nas vendas após a implementação da medida. O levantamento compara o período entre 11 de julho de 2025 e 31 de maio de 2026 com o intervalo de 11 de julho de 2024 a 31 de maio de 2025, antes da entrada em vigor do programa.
Elétricos lideram crescimento
Os maiores avanços nas vendas foram observados entre os veículos híbridos e elétricos. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2026, os automóveis e comerciais leves híbridos somaram 121.110 unidades comercializadas, frente a 68.056 registradas no mesmo período do ano passado. O resultado representa uma alta de 77,9%.
Já os veículos elétricos puros apresentaram o crescimento mais expressivo. Foram 69.347 unidades vendidas entre janeiro e maio deste ano, ante 24.635 no mesmo intervalo de 2025, um avanço de 181,5%.
Considerando apenas o mês de maio, o desempenho dos elétricos foi ainda mais acelerado. As vendas da categoria cresceram 201,3% na comparação com maio do ano passado, reforçando a tendência de expansão da participação dos veículos de baixa emissão no mercado nacional.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais
Mais lidas - 1 Hidrovia do Rio Paraguai divide opiniões entre setor produtivo e ambientalistas
- 2 Cuiabá amplia desembarque fora do ponto para mais passageiros
- 3 Ônibus intermunicipais em MT terão tolerância de até 15 minutos para atraso na saída
- 4 Leilão em Cuiabá oferece mais de 600 veículos com lances a partir de R$ 1 mil
- 5 Ferrovia Malha Oeste tem plano de outorga aprovado e concessão segue para TCU
- 1 Hidrovia do Rio Paraguai divide opiniões entre setor produtivo e ambientalistas
- 2 Cuiabá amplia desembarque fora do ponto para mais passageiros
- 3 Ônibus intermunicipais em MT terão tolerância de até 15 minutos para atraso na saída
- 4 Leilão em Cuiabá oferece mais de 600 veículos com lances a partir de R$ 1 mil
- 5 Ferrovia Malha Oeste tem plano de outorga aprovado e concessão segue para TCU